Metadiscurso do jornalismo de celebridades

Por: Maria Aparecida Pinto

Revista Comtempo

Revista Eletrônica da Pós-Graduação da Cásper Líbero – ISSN 2176-6231
Volume 7, nº 3 – set./dez. 2015

Resumo
No artigo, analisa-se como o jornalismo de celebridades pode ser estudado por meio da Análise de Discurso considerando-se a representação da especialidade na personagem Hart do desenho animado Os Padrinhos Mágicos. A partir de Mead (1973) pensa-se o colocar-se como objeto de si como mecanismo que transborda a metadiscursividade. Por meio de Foucault (1988, 1999, 2008); Machado (2006) e Santaella (1996), desenvolvem-se o conceito de discurso e o processo como este pode ser compreendido em diálogo com a dinâmica de metáfora social do desenho (Nesteriuk, 2011) que se relaciona com outras tramas de ficção que dizem do social em apropriações do conceito de mimese (Ricouer,1994). A abordagem fundamenta-se em Starobinski (2011) na perspectiva de percepção de construção da escrita analítica.

Palavras-chave
Análise de discurso. Metadiscurso. Jornalismo de Celebridades. Desenho Animado. Os Padrinhos Mágicos.

Leia o artigo completo.