Resumo
O objetivo do texto é fazer uma análise da relação entre os gestos dos Papas que visitaram o Brasil e a cultura da mídia. Em seus 513 anos de história, o Brasil recebeu a visita de três líderes da Igreja Católica: João Paulo II, Bento XVI e Francisco. Cada um, num momento diferente da própria Igreja e da história do Brasil. E cada um tendo um destaque diferente na mídia. Para entender melhor a importância da repercussão desses gestos e seu destaque na mídia vamos rever um pouco da relação histórica da Igreja com a mídia. Retrocedendo ao espetáculo midiático da Inquisição até a abnegação do luxo do Papa Francisco passando pelos destaques dos beijos nos solos dos países que João Paulo II visitava à reação contida de Bento XVI diante das lentes de cinegrafistas e fotógrafos. A base teórica esta nos estudos e análises de: Ismar de Oliveira Soares e Joana T. Puntel, Norval Baitello Junior e Harry Pross.
Palavras-chave: Comunicação. Cultura da Mídia. Papa. Igreja Católica. Gestos. Mídia primária
[mini cat=”artigos-comtempo” n=2 excerpt=”show” thumbs=”true”]
[mini cat=”editorial-comtempo” n=2 excerpt=”show” thumbs=”true”]
[mini cat=”revistas” n=2 excerpt=”show” thumbs=”true”]