Nos dias 4, 5 e 6 de setembro, o Concurso Cultural Minuto Cásper recebe inscrições de vídeos que atendam ao tema Paulistanos – as diversas faces de São Paulo. As produções concorrem às categorias de “Melhor ideia”, “Melhor realização” e “Júri popular” e os ganhadores recebem R$ 2.000,00.

Os melhores vídeos serão veiculados na TV Gazeta. Realizado desde 2011, o Minuto Cásper é organizado pelo Núcleo de Criação Cásper Líbero em sua edição inicial teve como tema Um novo olhar. No ano passado, a 2ª edição premiou vídeos sobre a Av. Paulista.

Em média, o prêmio recebe 20 inscritos por edição, sendo 15 deles escolhidos para participar da final. Consulte o regulamento no site oficial do Minuto Cásper.

Alguns vencedores

O curta-metragem “Encontros” venceu o Minuto Cásper de 2012 nas categorias “Melhor ideia” e “Melhor realização”. Guilherme Porto, responsável pela direção do vídeo, conta que a inscrição de seu grupo no concurso foi feita na sorte: “Éramos todos alunos do primeiro ano de Rádio e TV, com pouquíssima experiência, mas com vontade de produzir.“.

“O vídeo foi nosso primeiro trabalho veiculado em uma TV e acabou nos ajudando a conseguir os primeiros estágios. Alguns integrantes participaram de outros programas da Gazeta, como Vem Comigo”, diz Porto.

A ideia do grupo para o curta-metragem, segundo ele, era trabalhar com stopmotion. “Pensamos em uma linha do tempo, com personagens vestindo diversos figurinos atuais e de época, simbolizando a importância histórica e econômica da Paulista.”

Daí surgiu “Encontros”, que fala sobre um casal que se encontra em vários pontos da famosa avenida. Da experiência, Porto e o grupo levam a “preocupação com a continuidade no figurino, na distância da câmera focalizando personagens e com o tempo, para evitar problemas com a iluminação”.

A equipe vencedora, além de Guilherme Porto, contou com o trabalho de Bruno Marzola e Luís Guilherme Chagas (direção de fotografia), Júlia Padovan (direção de arte), Amanda Castro (sonoplastia) e Ricardo Perez Sacardo (edição).

3º Minuto Cásper

Inscrições: dias 4, 5 e 6 de setembro de 2013