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7ª Semana de Marketing da Cásper Líbero

De 20 a 24 de maio, a Coordenadoria de Ensino de Publicidade e Propaganda da Faculdade Cásper Líbero promoveu a 7ª edição da Semana de Marketing, evento voltado a estudantes de Publicidade e Propaganda que contou com a participação de profissionais de marketing atuantes em empresas consolidadas no mercado, como Renato Fernandes, diretor de capitalização e consórcios da Mapfre Seguros; Regina Macedo, diretora de comunicação da HP; e André Svartman, gerente de Marcas do Grupo Pão de Açúcar, palestrando sobre conceitos, casos e experiências adquiridas ao longo da vivência pessoal e profissional na área da comunicação, com o objetivo de auxiliar os alunos na compreensão da atuação desse mercado, bem como em suas opções por nichos ou segmentos específicos da área de trabalho.

Felipe Delphorno e Ana Kawata, digital thinkers na agência Media Contacts (Grupo Havas), abriram a Semana de Marketing sob o tema “tendências digitais”, abordando maneiras com que as marcas podem agregar valor aos consumidores utilizando novos meios digitais, acesso à informação, social shopping e tendências de mercado, conceitos que foram ilustrados com a apresentação de cases de empresas como Coca-Cola, Waze, Heineken e Nike. João Riva e André Svartman fecharam a noite de segunda-feira. Sob o tema “Marketing promocional pros dias atuais”, Riva falou sobre a busca pela vivência do marketing, o chamado “marketing de contato” ou Life marketing, enquanto André Svartman palestrou sobre como se dá a trajetória de uma marca até sua consolidação no mercado, sob o tema “Construção de marca no varejo”.

O segundo dia de palestras foi iniciado por Reginaldo Andrade, ex-diretor de publicidade digital da Editora Globo. Reginaldo explorou as características de uma marca em função do produto, sob o tema: “DNA da marca – a alma do seu produto”. À noite, a palestrante Julia Casali, diretora de planejamento da agência Cross Networking, teceu um panorama das ações de sua empresa, como otimização de tempo e budget de clientes, e geração de economia para marcas envolvidas em parcerias, explorando o tema “Parcerias estratégicas: uma ferramenta poderosa para o negócio“. “Quanto mais vasto for o seu repertório cultural, melhor você entenderá o cliente“, comenta Julia, acrescentando que para que a parceria seja bem sucedida, é preciso um estudo aprofundado sobre a atuação das marcas envolvidas. Renato Fernandes, da Mapfre Seguros, falou sob o tema: “Capitalização: solução de problemas do seu cliente“ abordando a fidelização do cliente, a importância de campanhas formadas por promoções, lançamentos de produtos por meio de parcerias, títulos de capitalização e índices de inadimplência.

Na quarta-feira, Felipe Delphorno trouxe aos estudantes um jogral que exibiu a relação entre clientes e agências no processo de criação de uma campanha publicitária, nomeado “Relação cliente x agência DIA%“. Fernanda Lapidus, representante da empresa DIA% (cliente), e Luis Rombino, representante da agência Media Contacts (agência), foram mediados por Delphorno, que elaborou questões sobre o dia-a-dia profissional dos representantes e sobre a forma com que trabalham juntos. José Rodrigues Veloso, pesquisador de comportamento do consumidor, planejamento de Marketing e mercado Infantil, subiu ao palco sob o tema “Marketing e o mercado infantil“, o qual explorou tecendo um panorama sobre a visão que a sociedade tem acerca das crianças, expondo como eram vistas durante a revolução industrial e que papel passaram a exercer depois do baby boom. Veloso listou fatores que interferem na hora em que os pais compram produtos para os filhos, como a culpa, o aumento do número de provedores de famílias, dimuição do número de crianças por família e pais mais idosos, discutindo ética e responsabilidade.

Caio Ribeiro, sócio diretor da Itelios Brasil, palestrou na noite de quarta-feira  sob o tema “Do e-commerce ao Ominichannel – casos de sucesso da França para o Brasil“, em que abordou as vantagens de trabalho com canais específicos, a utilização de multiplataformas para ampliar a comunicação das empresas na mídias sociais e sugeriu um novo termo para a integração das mídias: All-line. Em seguida, Fabiana Maia, diretora de contas de mídia e atendimento da Talent, falou aos presentes sob o tema “Varejo: onde tudo acontece”, em que deu ênfase à campanhas que têm curto tempo de duração, como em datas comemorativas. Para ilustrar o conceito, Fabiana apresentou materiais de campanha das Lojas Americanas – conta da Talent – desde o início do processo de criação, passando por folders, cases e resultados obtidos após o encerramento das ações.

A Semana de Marketing na manhã de quinta-feira teve início com a participação de Marcelo Miyashita, consultor de marketing da Miyashita Consulting e um dos mais requisitados palestrantes de Marketing de Relacionamento e professor de marketing na graduação e pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero. Marcelo palestrou aos alunos sob o tema: “Marketing de relacionamento”, salientando a importância dos relacionamentos com clientes para a consolidação de relações profissionais. “O comportamento adotado ao longo da vida pessoal influencia diretamente o sucesso profissional”, comentou. O período noturno foi comandado por Regina Macedo, diretora de comunicação da HP, e Carlos Lacerda, gerente de marketing da Fast Shop, que abordaram formas de comportamento da área do marketing, do âmbito do consumidor e do profissional de comunicação. Sob o tema “O profissional marketing que você precisa ser”, Regina apontou situações, maneiras de agir e conceitos que trazem habilidades ao pensamento profissional do atuante na área do marketing. Calos Lacerda, sob o tema “A educação do consumidor no varejo”, apontou como se formou a cultura atual dos consumidores ao longo do tempo, de acordo com as mudanças de pensamento de ano para ano, e de fatores que influenciam na hora da compra e nos produtos desejados.

A manhã do último dia de palestras foi iniciada por Lícia Egger, que sob o tema “Competência profissional para os profissionais de comunicação” abordou o marketing comportamental, citando profissionais de marketing que ficam responsáveis pela imagem dos participantes da campanha. Para exemplificar, Lícia citou a campanha de Barak Obama à presidência dos Estados Unidos e de Dilma Roussef à presidência do Brasil. Felippe Motta, diretor de marketing do grupo Dass e professor na pós-graduação do SENAC, encerrou a 7ª Semana de Marketing sob o tema “Marketing Esportivo”. Felipe ressaltou ao longo da palestra a importância de voltar atenções não só para o marketing do futebol, mas para outros esportes que carregam em si grandes possibilidades de campanha. Para ilustrar, o palestrando apresentou cases de empresas como Nike, Puma, Vans e Fila, destrinchando cada um desde o início de sua criação, até sua veiculação, problemas, soluções, e resultados alcançados pelas campanhas. Para encerrar, Motta abordou as diferentes visões de marcas que vendem produtos semelhantes, como Vans, Nike, Puma e Converse, cujos principais produtos são tênis. Ao final de todas as palestras, trinta minutos foram liberados para a solução de dúvidas vindas da plateia e debate de ideias entre alunos, professores e palestrantes.

Programação da 7ª SEMARK

20/05 – Segunda-feira

8h30 – “Tendências Digitais” – Felipe Delphorno e Ana Kawata, da Media Contacts.

19h30 – “Um olhar prático e descomplicado sobre o marketing promocional”, com João Riva, sócio da Omelete Inteligência Integrada.

21h – “Construção de Marca no Varejo”, com André Svartman, gerente de Marca do Grupo Pão de Açúcar.

 

21/05 – Terça-feira

8h30 – “DNA da marca, a alma do seu produto”, com Reginaldo Andrade, formado em Publicidade e Propaganda pela FAAP, MBA em Marketing pela ESPM.

19h30 – “Parcerias estratégicas: uma ferramenta poderosa para o negócio”, com Julia Casali, diretora da Cross Networking.

21h – “Capitalização – Solução de problemas do seu cliente”, com Renato Fernandes, diretor de capitalização e consórcios da Mapfre Seguros.

 

22/05 – Quarta-feira

8h30 – “Relação cliente X agência: DIA%”, com Felipe Delphorno, Luis Rombino e Fernanda Lapidus Hecht.

10h00 – Marketing e mercado Infantil, com Andrez Rodrigues da editora Cengage.

19h30 – “Do e-commerce ao Ominichannel. Casos de sucesso da França para o Brasil”, com Caio Ribeiro, sócio diretor da Itelios Brasil.

21h – “Marketing de Varejo”, com Fabiana Maia, Diretora de Contas de Mídia & Atendimento da Talent.

 

23/05 – Quinta-feira

9h00 – “Marketing de Relacionamento”, com Marcelo Miyashita, diretor da Miyashita Consulting.

19h30 – “O profissional de marketing que você precisa ser”, com Regina Macedo, diretora de comunicação da HP.

21h – “A educação do consumidor no varejo”, com Carlos Lacerda, coordenador de marketing da FAST Shop.

 

24/05 – Sexta-feira

8h30 – “Competência profissional para os profissionais de comunicação”, com Lícia Egger, doutora em comunicação e semiótica e consultora de imagem e etiqueta corporativa.

10h – Tema: “Um olhar prático e descomplicado sobre o marketing promocional”, com João Riva diretor da Omelete Inteligência Integrada.

20h30 – “Marketing Esportivo”, com Felippe Motta, diretor de marketing do Grupo Dassa, formado em Publicidade e Propaganda e pós-graduado em Marketing pela Faculdade Cásper Líbero; MBA pela UWL Londres.