INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

Divulgação

Do gosto por novelas surgiu a ideia para o trabalho de conclusão de curso. Do trabalho de conclusão de curso surgiu o livro “Crimes no horário nobre – Um passeio pela obra de Silvio de Abreu”, lançado pela Giostri Editora e escrito por Raphael Scire, formado em jornalismo (2011) pela Faculdade Cásper Líbero.
Quando estava no terceiro ano da graduação, Raphael percebeu que aquela não seria a profissão que seguiria, mas decidiu continuar. “A Cásper tem uma formação voltada à escrita. Levei o curso porque sabia que dali poderia tirar algo muito interessante para a minha carreira, focada em roteiro, que é o prazer pela pesquisa”, contou o escritor.
Por desde criança gostar e acompanhar novelas surgiu a inspiração para o TCC. “Gosto dessa questão das multitramas, dos ganchos que prendem o telespectador entre um capítulo e outro, da discussão e mobilização gerada pelas produções”, afirmou. O que lhe chamou atenção, entretanto, foi a falta de documentação sobre o gênero. Segundo ele, enquanto uma novela está no ar todos comentam, mas basta ela chegar ao fim para cair no esquecimento. Disso surgiu a intenção de escrever um livro sobre a obra de Silvio de Abreu, no qual documentaria os trabalhos do dramaturgo que mais admira.
Na pesquisa, por dispor de poucos documentos sobre e teledramaturgia brasileira, Raphael coletou informações em livros e no projeto “Memória Globo”, cujo objetivo é fornecer material de suas produções a pesquisadores. “O que eu pretendia era contar um pouco dos bastidores das novelas e, assim, contemplar a obra do Silvio como ele merece. Para isso, as entrevistas com todos os atores, diretores e colaboradores foram essenciais”, revelou. Com a apuração feita, o autor dedicou-se àquilo que mais gosta: escrever. Livro finalizado, a editora Giostri se interessou e decidiu investir, com o intuito de preservar a memória da teledramaturgia brasileira.
O prefácio é de Gilberto Braga, autor de novelas como “Paraíso tropical”, e a orelha é de Vicent Villari, jornalista formado pela Cásper e que atualmente escreve a novela das sete da Globo, “Sangue Bom”, em parceria com Maria Adelaide Amaral.
Formado em 2011, hoje Raphael é coordenador audiovisual em uma produtora. Trabalha na área de cinema e televisão, com formatação e estruturação de projetos e séries para a TV a cabo.