Data: 4 de junho de 2013 (terça-feira) 
Local: Sala Aloysio Biondi (5º andar)
Horário: 08h às 11h30 (alunos do diurno) / 19h às 22h30 (alunos do noturno)
Público: Alunos do 1º ano de Publicidade e Propaganda

No dia 4 de junho, a Coordenadoria de Publicidade e Propaganda realizará a Abertura do Projeto Cidadão. Serão duas palestras com os temas “Voluntariado e Transformação Social” com Lourenço Vieira e “Estratégias Inovadoras – Responsabilidade Social e Voluntariado” com Tiemi Yamashita. Após as palestras, o Projeto Cidadão 2013 será dado como iniciado e os alunos passarão a trabalhar o tema em sala de aula.

O Projeto Cidadão consiste em os alunos realizarem uma campanha publicitária para uma ONG (ou OSCIP) e entregarem também um relatório de suas pesquisas teóricas e de campo – atividades que  possibilitam a aplicação dos conhecimentos práticos e teóricos da área adquiridos durante o curso, como uso de linguagem, criação e desenvolvimento de projetos de comunicação (elaboração de projeto de pesquisa e criação de peças de comunicação visual), e sensibilização para a reflexão sobre concepções de planejamento, criação, linguagem, imagem, produto, público-alvo, redação, mídia, estendendo esse olhar para o trabalho em equipe. 

Lourenço Vieira: Formado em publicidade e propaganda pela Faculdade Cásper Líbero (2006), pós-graduado em Produção Executiva e Gestão da TV pela FAAP (2010) e hoje atua como Analista de Programação e Conteúdo da VIVOTV, já tendo trabalhado na TV GAZETA, Rádio GAZETA AM, Grupo Bandeirantes de Comunição, AMC Cinemas, Rain Network, TIMWE Interatividade, SESC e Rede Dois de Comunicação.

Há 11 anos é voluntário do Centro de Voluntariado de São Paulo onde ministra palestras e também atua nas ações de divulgação da organização. No Brasil, além do CVSP, já foi voluntário do Hospital Municipal Vereador José Stoporolli (UNIFESP), na 15ª Conferência Internacional sobre SurdoCego e em grupos de reforço escolar e educação ambiental. No Canadá, foi voluntário do TIFF (Festival Internacional de Filmes de Toronto); Tim Burton Exhibition (Exposição sobre o cineasta Tim Burton); Scotiabank Nuit Blanche 2010 (Virada Cultural de Toronto); 9º Winterfolk – Festival de Música Country Típica Canadense; 4º BRAFFTv (Festival de TV e Filmes Brasileiros em Toronto); entre outros.

Tiemi Yamashita: Estrategista social, especializada em comunicação e sensibilização de público é professora convidada nos módulos de sustentabilidade dos cursos de MBA do Biinternational School e pela Faculdade Cásper Libero de São Paulo. Criadora de projetos inovadores que mesclam responsabilidade socioambiental e desenvolvimento humano como Desafio do Bem e Caia na Real. Seu diferencial são os treinamento temáticos com influência da cultura japonesa como o Mottainai e o Sakura que aguçam a curiosidade, provocando uma conscientização de dentro para fora nas equipes