A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) recebeu, de 4 a 8 de setembro de 2013, o 36° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, o Intercom. O evento é um dos mais conhecidos do país, especialmente por reunir alguns dos principais nomes das Ciências da Comunicação, além de alunos e professores de todo o país.

Neste ano, diversos mestrandos e egressos, além de professores do Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero, apresentaram parte de suas pesquisas durante o XIII Encontro dos Grupos de Pesquisa da Intercom, dentro da temática central do Congresso: Comunicação em tempo de redes sociais – afetos, emoções, subjetividades.

Foram três os professores do mestrado a apresentarem suas pesquisas durante o evento. A professora Dulcília Buitoni falou na mesa temática Fotografia e Memória com o tema “Cidade, paisagem, fotografia, emblemas”. José Eugenio Menezes, em parceria com Monica Martinez (docente da Universidade de Sorocaba – Uniso) levou a debate o artigo “Nas ondas do rádio: estudo sobre a Rádio Mundial”, em mesa temática sobre Rádio – Emissoras e Programas. Enquanto o professor Roberto Chiachiri esteve presente em mesa sobre o Ensino superior com artigo intitulado “E tudo começou na sala de aula”, escrito em parceria com Roberta Cesarino Iahn (docente da FEBASP).

Viviane Mansi, mestranda da Cásper Líbero e docente do curso de Relações Públicas, esteve presente no evento com artigo sobre “A comunicação da liderança a partir de uma visão compreensiva”, apresentado na sessão sobre Comunicação Organizacional.

Dentre os mestres egressos da instituição estiveram presentes Paulo Borges com trabalho intitulado “A credibilidade do ruído no radiojornalismo”, apresentado na mesa Rádio, Cidadania e Educação. Mara Ferreira Rovida apresentou o trabalho “O jornalista como mediador (autor) social: uma análise da reportagem radiofônica do trânsito em São Paulo” em mesa temática sobre Jornalismo e pertencimento.

Joubert Brito de Araújo com o artigo “O ecossistema da 5ª tela”, apresentado na mesa Avanços da publicidade com as novas tecnologias. Mayara Luma Assmar Correia Maia Lobato, trazendo uma discussão sobre “Imprensa feminina, relações amorosas e sociedade de consumo” na mesa temática Dinâmicas da Linguagem Jornalística. E ainda José Augusto Mendes Lobato com trabalho sobre “A construção da alteridade na TV” apresentado na sessão Televisão e dimensões identitárias e Tatiane Pacheco Benites com “A evolução do vitrinismo – as mudanças da paisagem urbana” na mesa Marcas e suas relações com a beleza, o prazer, o prestígio.

Pela Faculdade Cásper Libero também participaram as professoras Eliana Nagamini, docente da Coordenadoria de Cultura, com o trabalho “Mediações no contexto escolar: didatização de adaptações cinematográficas inspiradas em obras literárias” e Helena Maria Afonso Jacob, docente do curso de Jornalismo, com o texto “Gastronomia, mídia e fast food: a gastronomídia e as estratégias comunicativas da cultura e da alimentação”.

O evento contou ainda com o Ciclo de Estudos em Comunicação, que teve Lúcia Santaella, docente do programa de pós-graduação da PUC/SP, como conferencista de abertura, abordando o tema “O DNA das redes sociais digitais”. Além disso, ocorreram simultaneamente o I Colóquio Binacional Brasil Alemanha, o II Seminário Nacional Rede Pensa-Com Brasil, uma Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação, a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação – a Expocom e ainda oficinas e minicursos de divulgação científica.

Em reunião do colegiado da pós-graduação, realizada logo após o evento, o Professor Dimas Künsch, coordenador da Pós-Graduação, enfatizou a importância da participação de docentes, mestres e mestrandos nos congressos da área da Comunicação. Para Dimas Künsch “a participação neste evento é uma possibilidade para diálogo com pesquisadores de outras instituições em um ambiente marcado pela crítica recíproca, por afetos e relações que tecem a rede de pessoas e pesquisas da área”.