Com foco nas campanhas eleitorais de 2010 e 2012 e a cobertura das mídias eletrônica e impressa, o 2º Seminário Comunicação e Política na Sociedade do Espetáculo, realizado em 2012, debateu as relações entre as práticas comunicacionais e a vida política na sociedade do espetáculo.

Parte das atividades do projeto de pesquisa Mídia, Política e Espetáculo do grupo de pesquisa Comunicação e Sociedade do Espetáculo do Programa de Mestrado da Faculdade Cásper Líbero, o seminário trouxe trabalhos que refletiam sobre o processo político contemporâneo.

Foram apresentados trabalhos, já concluídos ou em fase de desenvolvimento, produzidos por membros do grupo de pesquisa, alunos ou ex-alunos do Mestrado e docentes da Cásper Líbero.

Acesse os artigos:

O caso Indio da Costa: vida e morte na sociedade do espetáculo – por Deysi Cioccari, mestranda em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero.

O poder espetacular integrado no processo político brasileiro atual – por Emerson Ike Coan, mestre em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero e membro do Grupo de Pesquisa Comunicação e Sociedade do Espetáculo.

SP, cidade criativa e as eleições 2012 – por Ethel Shiraishi Pereira, mestre em Comunicação e Mercado pela Faculdade Cásper Líbero, professora de Relações Públicas e membro do Grupo de Pesquisa da Comunicação na Sociedade do Espetáculo da Cásper Líbero.

Políticos nas prateleiras – por Gabriel Leão, mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero.

O “coronelismo eletrônico” e a política na sociedade do espetáculo: uma abordagem histórica – por Gilberto da Silva, membro do grupo de pesquisa Comunicação e Sociedade do Espetáculo.

O trânsito em pauta – o debate público, político e jornalístico sobre o problema da mobilidade – por Mara Ferreira Rovida, membro do Grupo de Pesquisa do CNPQ Comunicação e Sociedade do Espetáculo.

A comunicação política nas redes sociais: um estudo do twitter nas campanhas eleitorais da cidade de São Paulo (2012) – por Synesio Cônsolo Filho, mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero.

Quarenta anos entre o bolo e a fome: discurso político e desigualdade social no Brasil – por Vanderlei de Castro Ezequiel, mestre em Comunicação e pesquisador do Grupo de Estudos Comunicação na Sociedade do Espetáculo vinculado à Pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero.

Comunicação e Política na Sociedade do Espetáculo: o conceito de poder espetacular – por Cláudio Novaes Pinto Coelho,docente do Programa de Mestrado da Faculdade Cásper Líbero.

O lulismo: mito e política – por Jaime Carlos Patias, mestre em Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero e membro do Grupo de Pesquisa Comunicação na Sociedade do Espetáculo.

A educação estará presente? – por Fábio Cardoso Marques, mestre pela Fundação Cásper Líbero em Comunicação e Mercado.