Data: 13 de agosto de 2013
Local: Sala Aloysio Biondi – 5º Andar
Horário: 19h
Público: Alunos do Mestrado, Pós-Graduação e Graduação da Faculdade Cásper Líbero.
Público externo: Envie, previamente, um e-mail com seu nome, RG curso e nome da instituição que representa para [email protected]. Feito isto, aguarde a confirmação de inscrição.

Saber como se portar na cobertura de conflitos armados é o que diferencia jornalistas de amadores. Que chances tem o Jornalismo de Paz, hoje mundialmente conhecido, de fazer um bom trabalho em situações de guerra? “Treinamento de jornalistas para a cobertura de conflitos” é o tema da Aula Magna promovida pela Faculdade Cásper Líbero com a participação do Prof. Dr. Dov Shinar, de Israel, um dos nomes mais conhecidos internacionalmente no campo do estudo e na promoção do Jornalismo de Paz. A iniciativa é da Pós-Graduação da Cásper Líbero, junto com a Graduação em Jornalismo.

Programação:

19h00-19h10 – Apresentação pelo Prof. Dr. Dimas A. Künsch, coordenador da Pós-Graduação.

19h10-20h10 – “Treinamento de jornalistas para a cobertura de conflitos”, com o Prof. Dr. Dov Shinar.
20h10-20h20 – Comentário pelo Prof. Dr. Carlos Costa, coordenador da Graduação em Jornalismo.
20h20-20h30 – Comentário pelo Prof. Dr. Roberto Chiachiri, docente da Pós-Graduação.

O Prof. Dr. Dov Shinar nasceu em São Paulo, Brasil, e vive em Israel desde 1950. É doutor em Comunicação pela Universidade Hebraica de Jerusalém e fez pós-graduação na University of Pennsylvania. Atualmente é catedrático de Comunicação e Diretor do Centro de Investigação de Guerra e Paz no Netanya Academic College de Israel. Fundou e dirigiu a Escola de Comunicação do College of Management, Tel Aviv, e é professor emérito das universidades Ben Gurion, de Israel, e Concordia, de Montreal, no Canada. Suas áreas de atividade são identidade coletiva, comunicação internacional, mídia na guerra e na paz; mídia e desenvolvimento e mídia comunitária. Foi jornalista profissional e membro da equipe que estabeleceu a televisão em Israel. Consultor e diretor de projetos internacionais (ONU, agências governamentais, ONGs) na Alemanha, Argentina, Áustria, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Chipre, Equador, Estados Unidos, Gâmbia, Guatemala, Irã, Israel, Lituânia, México, Moçambique, Nicarágua, Panamá, Peru, Portugal, República Dominicana, Romênia e  Turquia. Trabalha em hebraico, português, inglês, espanhol e francês.

SUGESTÕES DE LEITURA: