INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

Na manhã de 23 de agosto, Mauricio Cid  e Ivo Neuman, do blog “Não Salvo”, participaram da penúltima mesa da 7ª Semana de Audiovisual, que aconteceu entre 19 e 24 de agosto.

Mesmo começando com certo atraso, por conta do trânsito que impediu os convidados de estarem às 9h50 no Teatro Cásper Líbero, a mesa Humor na internet, tudo aquilo que não pôde ser salvo, mediada pela professora Genilda Alves de Souza, garantiu o bom humor da plateia.

Logo no início da apresentação Cid contou como decidiu criar o blog. Dono de diversas comunidades com cunho humorístico no Orkut, ele viu uma delas ser incluída em reportagem sobre pedofilia no Fantástico (TV Globo) e, consequentemente, passar a ser monitorado pela rede social até ter, enfim, a conta deletada.

Cid aproveitou para dar um conselho aos aficionados por redes sociais: “É bom não se prender a uma rede, ficar preso às regras que, de uma hora para outra, podem apagar todo conteúdo.” E, com um blog, segundo ele, as chances de isso acontecer são menores. “Essa é a importância de se ter um canal onde se escreve o que quer.”

Conteúdo é essencial

Falando sobre conteúdo, Cid disse que o Não Salvo faz sucesso porque ele posta o que quer independente do conteúdo ser pesado ou não. “Tenho como linha editorial aquilo que me faz dar risada e penso que possa fazer mais alguém rir também.”

Ivo Neuman falou sobre a importância da curadoria para identificar potenciais humorísticos na internet que, muitas vezes, passam despercebidos. Caso dos protagonistas de vídeos como “Para Nossa Alegria”. De acordo com Cid, ambos conseguiram uma nova fonte de renda com a exposição. “A gente tira sarro e, às vezes, muda a vida da pessoa.”

Eles falaram ainda sobre outros vídeos que, associados às marcas famosas no mercado, fizeram com que essas marcas tivessem aumento de visibilidade a partir de postagens de humor no blog.

Vale destacar que, em julho de 2013, de acordo com Cid, o Não Salvo teve 27 milhões de pageviews.  Atualmente, o blog fundado em novembro de 2011 hospeda outros 20 endereços, entre eles o blog Treta, de Neuman.

Organizada pela Comissão Casperito, composta por alunos do curso de Rádio e TV, em conjunto com a Coordenadoria do curso, a 7ª Semana de Audiovisual trouxe ainda mostra de trabalhos, palestras sobre tema como séries de TV e cinema pornô, e workshops com profissionais da área.