Li Weilin

Li Weilin, nascido em 1980, é licenciado em Jornalismo pela Universidade do Povo na China, com Mestrado em Jornalismo e Comunicação pela Universidade de Pequim, e EMBA de projeto de mídia na Universidade Qinghua. Iniciou sua carreira na CCTV (a televisão chinesa), como responsável pela construção e administração das sedes de correspondentes da CCTV em diversos países. Em 2007, foi responsável pela construção da CCTV Europa em Londres, e CCTV America do Norte em Washington. Sendo que no período de 2009 a 2010, também participou da construção da CCTV Asia em Hong Kong e CCTV Latin America em São Paulo. Em 2010, foi promovido como chefe da administração de correspondentes, criando o recrutamento dos primeiros correspondentes estrangeiros para a CCTV. Em 2011, assumiu a direção de administração da CCTV Africa. Em Janeiro de 2012, assumiu a Chefia Executiva da CCTV Latin America. Além disso, durante essas experiências em diversos lugares do mundo, também participou da realização de diversas reportagens importantes.

Hailin Wang

Hailin Wang é correspondente do Diário do Povo maior jornal daquele país. Baseada em Brasília, realiza cobertura de notícias de toda a América do Sul. Seu jornal, o Diário do Povo, foi homenageado pela Unesco como um dos dez maiores jornais do mundo por suas ações no campo da Educação, Ciência e Cultura. Juntamente com a Agência de Notícias Xinhua e CCTV compõe os três maiores meios de comunicação da China.

Um dos maiores meios abrangentes na Internet, o Diário do Povo on-line oferece 16 versões em 15 idiomas, incluindo chinês (simplificado e tradicional), mongol, tibetano, Uigur, Kazhkstan, Inglês, japonês, coreano, francês, espanhol, russo, árabe.

Xingfu Zhu

Xingfu Zhu  é repórter veterano chinês há mais de 30 anos na estrada. Foi chefe do departamento de Shangai Wenhui Daily, durante 7 anos, em Manila, nas Filipinas. Chefiou o escritório de Washington por mais de 13 anos. Autor de sete livros sobre as Filipinas e os Estados Unidos. É membro da Asssociação de Escritores da China. Está à frente do escritório de Brasília do Shanghai Wenhui Daily desde setembro de 2011.

Sr. Wang Fan
Wang Fan é licenciado em língua e literatura portuguesas pela Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim e mestrado em jornalismo pela Universidade do Povo da China. Jornalista profissional há 10 anos pela Xinhua, após estudar e trabalhar em Portugal por alguns anos, Fan chegou ao Brasil em 2011. Maior agência de notícias da China e uma agência internacional, a Xinhua (Nova China) tem mais de 140 escritórios nos quatro cantos do mundo, inclusive nas principais cidades brasileiras. Fundada em 1987, a sucursal da Agência Xinhua no Rio de Janeiro hoje é responsável pela cobertura de notícias do Brasil nas áreas como economia, cultura, esporte e sociedade etc., emitindo notícias de texto, fotografias e produtos audiovisuais em chinês, inglês e espanhol para seus assinantes tanto na China quanto em todos os países latino-americanos. Usando o nome de Oliver, Wang Fan é homem de ação. Conta, entre suas experiências mais notáveis, ter acompanhado a missão pacificadora da Marinha brasileira na Favela da Rocinha, além de ter atuado no Complexo do Alemão. Fan WANG é diretor interino da sucursal da Xinhua no Rio e faz parte da diretoria da Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira (ACIE) do Rio de Janeiro.

Sr. Wang Fan

Felipe Corazza

Felipe Corazza é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e chefe de reportagem da editoria Internacional do jornal O Estado de S. Paulo. Foi repórter da revista eletrônica Terra Magazine, editor do portal Correio24Horas (Salvador, BA) e editor assistente do departamento de Língua Portuguesa da Rádio Internacional da China (Pequim) entre 2008 e 2009.

Fabiano Maisonnave

Fabiano Maisonnave é historiador formado pela USP e fez mestrado em história em Connecticut, nos Estados Unidos, como bolsista da Fundação Fulbright, período em que começou a colaborar com a Folha. De volta ao Brasil, em 2001 foi ser correspondente do jornal em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, tarefa que terminou em 2003 após ameaças de morte. Cobriu a primeira eleição do Evo Morales e chegou a visitar 23 vezes a Bolívia durante o processo de nacionalização de empresas. Também cobriu a eleição de Rafael Correa (Equador). Foi o correspondente da Folha em Caracas, de 2007 a 2010, seguindo daí para Pequim, como correspondente do jornal na China, de 2010 a 2012.

Wagner Kotsura

Wagner Kotsura é chefe de Redação do Jornalismo da TV Gazeta. Formado pela ECA-USP em 1978, soma passagens pelo  Diário de S. Paulo (1975-1979), DP, Diário Popular (1980), Folha (1981-1988) e Estado de S. Paulo (1989-1992). Foi ainda assessor de imprensa da Secretaria da Fazenda SP (1993), editor do Telejornal Brasil, com Boris Casoy, no SBT (1994-1996), editor do Jornal da Record, com Boris Casoy, TV Record  (1997-2005), assessor da Presidência da Assembleia Legislativa/SP (2008-2010) e desde 2011 está na TV Gazeta.

Carlos Tavares de Oliveira

Carlos Tavares, como executivo do Banco do Brasil, foi um dos fundadores da CACEX, a Carteira de Comércio Exterior. Representou o Brasil na Câmara do Comércio Internacional, em Paris, entre 1976 e 1980. Tem uma dezena de condecorações concedidas pela França, Holanda, Itália, Peru e China, por serviços prestados ao intercâmbio do Brasil com esses países. Jornalista com longa atividade, é um dos fundadores do Instituto Brasileiro de Estudos de China e Ásia e diretor da Câmara de Comércio Brasil-China. Dos 16 livros publicados, 8 tratam da China.

Mediação: prof. Dr. Carlos Costa