Jayme Martins

Jayme Martins, jornalista, viveu na China por 20 anos (1962-1979 e 1987-1989), como professor de Português no Instituto de Línguas Estrangeiras (hoje, Universidade de Línguas Estrangeiras), copidesque do Serviço de Português da Radio Pequim (hoje, Rádio China Internacional) e correspondente da mídia brasileira (O Globo, O Estado de S. Paulo, Agência Estado, Jornal da Tarde, Rádio Eldorado, Rádio Guayba e SBT). É diretor da OverChina Consultoria e da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China. Sua longa experiência na China é única. Acompanhou diretamente o desenrolar dos acontecimentos das décadas de 60, 70 e 80, inclusive os onze anos de Revolução Cultural (1966-1976), a derrubada do Bando de 4 e a reabilitação de Deng Xiaoping, tendo mantido audiências e entrevistas com os mais altos dirigentes chineses, como Mao Zedong, Zhou Enlai e Deng Xiaoping.

Vladimir Milton Pomar

Vladimir Pomar, geógrafo de formação, é profissional de marketing e trabalha com a China há 16 anos. Atua no Brasil e na China a nível nacional, em atração de investimentos, relações institucionais e comércio exterior, com empresas, entidades empresariais e governos. Passou mais de dois anos na China, desde a sua primeira viagem, em 1997, tendo visitado 40 grandes cidades, de 18 províncias e regiões autônomas. Residiu em Beijing em 2007. Edita a revista em chinês “Negócios com o Brasil”.

Argemiro Procópio

Argemiro Procópio é sociólogo pela UGMG, em 1972, com mestrado na Universidade Católica de Louvaine, na Bélgica, e doutorado na Universidade Livre de Berlim. Desde 1995 é professor titular de Relações Internacionais, na vaga originalmente ocupada por Afonso Arinos de Melo Franco na Universidade de Brasília. Professor visitante de escolas como a Freie Universität Berlin, Alemanha, da Uniwersytet Warszawski, Polônia. Estudioso da economia informal amazônica, pesquisou o contrabando do couro, pedras preciosas e madeira, além da questão do narcotráfico e do crime organizado na Amazônia Caribenha (Guiana, Suriname e Guiana Francesa). Trabalha sobre a questão da escassez alimentar, da água e dos impactos sociais decorrentes das mudanças climáticas. Publicou dezoito livros dos quais doze de sua autoria e seis por ele organizados. Entre eles, O Século da China.

Carlos Tavares de Oliveira                                              [email protected]
Carlos Tavares, como executivo do Bando do Brasil, foi um dos fundadores da CACEX, a Carteira de Comércio Exterior. Representou o Brasil na Câmara do Comércio Internacional, em Paris, entre 1976 e 1980. Tem uma dezena de condecorações concedidas pela França, Holanda, Itália, Peru e China, por serviços prestados ao intercâmbio do Brasil com esses países. Jornalista com longa atividade, é um dos fundadores do Instituto Brasileiro de Estudos de China e Ásia e diretor da Câmara de Comércio Brasil-China. Dos 16 livros publicados, 8 tratam da China.

Carlos Tavares de Oliveira

Carlos Tavares, como executivo do Banco do Brasil, foi um dos fundadores da CACEX, a Carteira de Comércio Exterior. Representou o Brasil na Câmara do Comércio Internacional, em Paris, entre 1976 e 1980. Tem uma dezena de condecorações concedidas pela França, Holanda, Itália, Peru e China, por serviços prestados ao intercâmbio do Brasil com esses países. Jornalista com longa atividade, é um dos fundadores do Instituto Brasileiro de Estudos de China e Ásia e diretor da Câmara de Comércio Brasil-China. Dos 16 livros publicados, 8 tratam da China.

Li Xiaoyu

Li Xiaoyu, jornalista com longa trajetória na Rádio China Internacional, onde dirigiu o departamento de língua portuguesa, foi correspondente da Rádio China no Rio de Janeiro e atualmente é Conselheiro de Imprensa da Embaixada da República Popular da China em Brasília.

Mediação: Dr. J.B. Natali