INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

CICLO DE CONFERÊNCIAS “50 ANOS DAS CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NO BRASIL: A CONTRIBUIÇÃO DE SÃO PAULO

Entre agosto e outubro de 2013, a Faculdade Cásper Líbero participa do ciclo de conferências “50 anos das Ciências da Comunicação no Brasil: a contribuição de São Paulo”, organizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação (INTERCOM).

O ciclo busca refletir sobre os estudos em Comunicação no Brasil ao longo dos anos, tendo como ponto de partida as influências e as evoluções ocorridas no âmbito da produção de conhecimento comunicacional no país por meio da análise de autores e obras paulistas.

Confira alguns destaques da programação envolvendo a Cásper Líbero, uma das apoiadoras do evento:

Profa. Dra. Tereza C. Vitali é moderadora da mesa “Timoneiros das Ciências da Comunicação” – A diretora da Faculdade participou do ciclo de conferências na tarde da sexta-feira, 23 de agosto, coordenando as atividades da mesa no período da tarde. “Tive a honra e o prazer de mediar trabalhos em um evento muito bem organizado. Tenho certeza de que quem lá esteve saiu com o conhecimento mais rico”, diz Tereza. 

Livro Notícia, um produto à venda No mesmo dia 23, o Prof. Dr. Dimas Künsch, coordenador da Pós-Graduação, comentou o livro Notícia, um produto à venda, da professora e jornalista Cremilda Medina, durante a sessão moderada por Tereza C. Vitali.

Livro Mulher de Papel – Escrito por Dulcília Schroeder Buitoni, professora da Pós-Graduação, Mulher de Papel – a representação da mulher pela imprensa feminina brasileira será comentado durante a mesa “Renovadores das Ciências da Comunicação” programada para as 14h da sexta-feira, 30 de agosto.

O que está por vir 

Na tarde do dia 13 de setembro, Valeria Siqueira Castro, docente da USP, comenta o livro Literatura de Relações Públicas, do Prof. Dr. Luís Alberto Farias, durante a mesa “Atualizadores da Ciências da Comunicação”. Farias também participa desta sessão, comentado Planejamento das Relações Públicas, de Margarida Künsch.

Em 4 de outubro, último dia do ciclo, o tema central das conferências serão os “Dinamizadores das Ciências da Comunicação” e Mariza Romero, docente da PUC-SP, comenta Maus pensamentos: os mistérios do mundo e a reportagem jornalística, de Dimas Künsch. 

Na mesma data, o livro Comunicação e Cultura do Ouvir, organizado pelo prof. Dr. José Eugenio Menezes, docente do Mestrado e da Pós-Graduação, e Marcelo Cardoso (egresso do Mestrado da Cásper Líbero) terá comentários de Marcelo Bulhões, docente da Unesp.