Nessa segunda-feira (30), durante o segundo projeto integrado de Relações Públicas, a Cásper recebeu o diretor da loja Decathlon Avenida Paulista, Miguel Vilhena Silva, para fazer uma apresentação acerca da organização e do contexto de comunicação interna.
O encontro começou com a fala da professora Ágatha E.F de Camargo Paraventi contextualizando como o projeto é uma grande oportunidade para os alunos entenderem um pouco mais do mundo da comunicação interna e compreender de que forma ela pode contribuir para estreitar relações com os empregados.
“Essa parceria entre mercado e academia é enriquecedora em diversos níveis, para nós, docentes, isso é uma experiência de valor enorme, e para vocês (discentes) traz um olhar fora da caixa. Atualmente, existem desafios nesse ramo, ainda mais no varejo, em aula, a gente fala muito sobre a complexidade que é gerir imagem e comunicação”.
Vilhena, natural da cidade de Braga em Portugal, iniciou sua carreira na Decathlon como vendedor no ano de 2016, transferido para o Brasil em 2020, reforçou sobre a importância de uma equipe alinhada e inteirada, evitando ao máximo ruídos que possam interferir no processo de comunicação entre os membros e os clientes.
“Na nossa loja somos 60 colaboradores, então, eu friso que comunicação é algo muito importante, temos um fluxo anual de 1 milhão de pessoas, nossa obrigação é estarmos próximos de fato, receber tanta gente exige uma conexão interligada. As coisas não podem ser ditas de qualquer jeito, porque hoje é possível não surtir um efeito tão rápido, mas lá na frente teremos um problema. Então, nós tentamos que nossa comunicação seja diária e contestante. Se não tivermos senso coletivo, ajudar o próximo, escutar uns aos outros, só fica esse telefone sem fio, isso prejudica demais o cliente”.
Por fim, ressaltou que uma comunicação interna bem estruturada é perceptível no dia a dia.
“Um exemplo básico é fazer pontos diários de repasse: manhã, tarde e de noite para o fechamento. Normalmente, quando alguém esquece de fazer esse balanço, os outros turnos ficam perdidos, pois não sabem o que priorizar. Querendo ou não, isso faz com que percamos tempo e, mais uma vez, o cliente é impactado. Então, é visível os melhores resultados quando tomos estamos conectados e na mesma linha de pensamento.”
A Decathlon Paulista está localizada no número 854, ao lado da Cásper.