“SERÁ QUE ELES são legais? Vamos entender o sotaque? Quando eles chegarem, damos as mãos ou beijamos?” Essas eram as perguntas que alguns dos alunos de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero faziam ao aguardar ansiosos a chegada de estudantes do mesmo curso da Universidade de Ede, na Holanda. Meio ano depois, dez estudantes da Cásper Líbero fizeram uma contra visita à Holanda. Na chegada em Schiphol, em maio, já sabiam que os colegas eram legais, mas lhes aguardava toda uma experiência nova nos Países Baixos.

A missão dos holandeses e dos brasileiros era levantar – e publicar – uma série de reportagens. Assim puderam viver uma experiência curta e intensa de correspondente internacional, por meio do programa Beyond(y)ourWorld da organização holandesa Lokaalmondiaal.

Durante os meses de preparação, os estudantes do Brasil e da Holanda se comunicaram por e-mail e Facebook. Pautas foram lançadas e discutidas em várias reuniões. Foram realizados encontros com lideranças comunitárias de favelas, jogadores de futebol, cientistas e artistas. O processo de aprendizagem aconteceu dos dois lados. Amizades nasceram. Leia agora alguns dos resultados deste intercâmbio, neste especial da Esquinas. E esperamos que este programa continue no ano de pré-Copa!