O trabalho é o resultado da dissertação de mestrado apresentada em fevereiro de 2013 na Cásper. O texto faz o levantamento do período que compreende a ditadura militar (1964) e a redemocratização do Brasil (década de 1980), quando surgiu a Vanguarda Paulista. É mostrado o cenário que propiciou o aparecimento do movimento, em especial do grupo Língua de Trapo, conhecido por suas letras irônicas, críticas, com temas humanistas e libertários. Foi feita a classificação dos temas das letras das músicas, dividindo-as por categorias como política, sexo e comportamento entre outros. A base teórica do texto é formada pelos conceitos de Guy Debord (A Sociedade do Espetáculo) e Adorno e Horkheimer (A Indústria Cultural), além dos filósofos Vilém Flusser e Harry Pross.
Palavras-chave: música; língua de trapo; vanguarda paulista; indústria cultural; sociedade do espetáculo
Eduardo Dieb – Professor de Redação Publicitária e Supervisor da Central de Estágios da Cásper Líbero. É formado em Publicidade pela FAAP, Mestre em Comunicação (Jornalismo e Entretenimento) pela Cásper Líbero e doutorando em Letras na Universidade Mackenzie. Em mais de 20 anos de carreira atendeu clientes como Bauducco, Caloi, Heineken, Kaiser, Gatorade, Sadia, Diageo, Kodak, Tang entre muito outros.