As tecnologias digitais de comunicação e informação já estão incorporadas à nossa vida e delas recebemos inúmeros benefícios que, dentre outras realidades, repercutem no mundo das relações humanas, do trabalho, da saúde e da educação. Porém, o ambiente virtual planetário, que chamamos de cibercultura, adquire aspectos polêmicos se o analisamos no contexto da sociedade de consumo, especialmente na perspectiva da nova cultura do espetáculo gerada pelo tecnocapitalismo. A conferência procurará apresentar alguns aspectos que engendram o infoentretenimento e os reversos e contradições do espetáculo na rede, desde uma leitura crítica.
Palavras-chave: cibercultura; sociedade de consumo; cultura do espetáculo; tecnocapitalismo; leitura crítica
Valdir José de Castro –  Licenciado em Filosofia e graduado em Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul (RS); Mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana (Roma); Mestre em Comunicação e Mercado pela Faculdade de Comunicação Cásper Líbero; Doutorando em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É coordenador da Coleção “Comunicação” da Paulus Editora.