A presente reflexão toma como referencial o livro A sociedade do espetáculo, do pensador situacionista, cineasta e ativista francês, Guy Debord (1931-1994), em particular os seus conceitos de cultura como lugar de unificação da unidade perdida na sociedade capitalista, onde segundo o autor, a vida real é pobre e fragmentária, e o espetáculo é a aparência que pretende conferir integridade e sentido ao mundo dividido. Considerando esse panorama, pretendemos refletir sobre as possibilidades de a cultura popular ser uma alternativa.
Palavras-chave: cultura; sociedade; espetáculo; indústria cultural; cultura popular
Jaime Carlos Patias é licenciado em Filosofia pela PUC – PR, bacharel em Teologia pela Universidade de Louvania, Bélgica, e mestre em comunicação pela Faculdade Cásper Líbero. Secretário Nacional da Pontifícia União Missionária e assessor de comunicação das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília – DF. Membro da equipe de redação da revista e do site Missões. Membro do Grupo de Pesquisa “Comunicação na Sociedade do Espetáculo”, autor de vários artigos e coautor do livro Comunicação e Sociedade do Espetáculo, (Paulus, 2006). Dedica-se ao acompanhamento e estudo de movimentos sociais, comunicação e política.