INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar
{crédito}

{legenda}

O professor Adriano Batista Rodrigues, proprietário da agência Doka e docente nos cursos de PP e RP da Faculdade Cásper Líbero, é o criador de um aplicativo que possibilita diversas formas de publicidade dentro de tablets, especificamente Ipads.

O aplicativo, que tem como objetivo ser um catálogo digital, também pode ser usado para fazer uma revista digital. A plataforma que possibilitou o desenvolvimento é recente, mas Rodrigues não hesitou em aprender a manuseá-la. “Saiu há um ano e meio e em seis meses eu já sabia mexer. Aprendi sozinho, li bastante a respeito”, conta.

A ideia é inovadora. “Fiz um catálogo digital da minha agência, e, a partir daí eu montei o aplicativo. Usando a mesma tecnologia é possível fazer uma revista, anúncios e livros interativos”, explica o professor. “Já existem algumas empresas de aplicativos que usam esse sistema, mas são pouquíssimas, então estou saindo na frente das outras”, conta.

O diferencial é que é possível colocar animação nos catálogos, coisa que não acontece em papel. “Posso colocar recursos interativos de web, slideshow, galeria de imagens, box com texto e fazer com que a imagem troque sozinha”, conta. “O aplicativo vale tanto para fazer propaganda de um produto como para quem quer um portifólio online”, acrescenta Rodrigues.

Através do aplicativo é possível inserir anúncios interativos no meio das revistas digitais. Existe a possibilidade de incluir vídeos, áudios e apresentações no meio do texto. Também pode ser implantado dentro de outras mídias, como uma revista na web, mas é necessário que o usuário tenha o app instalado.

Já nos catálogos digitais, o nível de interação é mais alto. “Se for de roupa, por exemplo, dá para trocar as peças, como o chapéu, a pulseira do relógio, óculos e o que mais for programado”, exemplifica Rodrigues.

Mas de onde veio a ideia dessa criação? “Ela surgiu em ser diferente das outras agências. Existem muitas agências iguais à Doka, mas o que é que eu tenho de diferente das outras? Fiquei um tempo procurando, pensando nas plataformas, aprendi e fiz”, finaliza.

O aplicativo, que provavelmente ganhará o nome de Doka Catálogo Digital, será lançado até abril e disponibilizado na loja da App Store da Apple gratuitamente.