Em 2013 foi lançado pela FIESP o Projeto Educacional do SESI em Teatro Musical. Essa iniciativa revela uma preocupação de alguns segmentos profissionais de estreitar os seus respectivos relacionamentos com uma determinada manifestação artística: o teatro musical. No entanto, ao verificar suas propostas e motivações, são reveladas severas contradições tendo em vista os reais benefícios para a população e para a cidade de São Paulo. Com base nos conceitos de Ana Carla Fonseca Reis, Jean Baudrillard e Guy Debord, procura-se discutir a vocação da criação de projetos culturais com cunho educacional – como este apresentado – e suas possíveis conseqüências econômicas e sociais na cidade de São Paulo.
Palavras-chave: cultura; sociedade do espetáculo; mídia; cidadania
Adriana Sá Moreira – Mestranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Fundação Cásper Libero, no qual desenvolve a pesquisa “A cultura como moeda de consumo: o atual modelo de financiamento cultural como veículo de produções midiáticas e mercadológicas” e participa do grupo de pesquisa “Comunicação e Sociedade do Espetáculo”, coordenado pelo professor Dr. Cláudio Novaes Pinto Coelho. Publicitária e atriz formada pelas instituições Escola Superior de Propaganda e Marketing e Escola Superior de Artes Célia Helena, respectivamente, trabalha atualmente com produção e divulgação de peças teatrais.

Palavras-chave: cultura; sociedade do espetáculo; mídia; cidadania