Data : 26/11
Público: Estudantes de Comunicação (Jornalismo, publicidade, Marketing e Relações Públicas), profissionais de comunicação corporativa, assessorias e agências de comunicação com noções de redes sociais.
Carga horária: 3 horas (quarta, das 19h30 às 22h30)
Valor: R$ 90,00 (parcela única)

Apresentação: A essência das redes sociais está no relacionamento. Não é à toa que o termo sites de relacionamento, é usado, muitas vezes, como sinônimo de redes sociais. Para indivíduos, relacionar-se é uma característica natural. Para empresas nem sempre.

A falência de canais do tipo 0800 e Fale Conosco deixam o consumidor descontente, que corre às redes sociais para espalhar suas experiências mal sucedidas, manchando a reputação de uma marca perante centenas de pessoas. Como reagir diante de uma crise? É preciso responder a críticas? Qual o tom do discurso? o que aprendemos com marcas que já se deram muito bem, e outras, muito mal em situações em que o cuidado com as redes sociais deixou a desejar? Nesta oficina os participantes entenderão que tipo de linguagem usar em situações delicadas, que postura adotar diante de críticas e quais os possíveis desdobramentos.

Programa de aulas/conteúdo:

Aula única (3 horas)

–  avaliando a necessidade de um SAC 2.0

–  análise de abordagens do público: quem, quando responder?)

–  definição de posicionamento (que variáveis devem ser consideradas)

–  timing de resposta de cada rede

–  linguagem e formatos de resposta

–  revertendo uma crise

Apresentação do instrutor:

Ana Brambilla é jornalista formada pela PUCRS, mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS e estuda/trabalha com processos colaborativos no jornalismo digital desde 2003, quando iniciou a pesquisa com o noticiário cidadão sul-coreano OhmyNews. Atualmente, é editora de mídias sociais na Editora Globo atendendo a todos os títulos da casa na criação de estratégias, avaliação de resultados, identificação de oportunidades e definição de boas práticas. Ana já ocupou o mesmo cargo anteriormente na Editora Abril e no portal Terra, quando gerenciou uma equipe de oito jornalistas nas coberturas especiais de Copa do Mundo e das eleições presidenciais de 2010 durante um ano para mídias sociais. Também dedica-se ao Master em Jornalismo Digital, do Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS) onde é professora da disciplina de Redes Sociais.

Na docência já lecionou em cursos de graduação e de pós graduação de São Paulo (Cásper Líbero, Senac, Unicid e UniSantanna), Rio Grande do Sul (PUCRS), Paraná (FAG, FASul e Uniuv), Minas Gerais (UNA), Bahia (FBB). Ana é organizadora dos ebooks “Para Entender as Mídias sociais” volumes 1, 2 e 3 (este último, no prelo)