Profundas mudanças vêm alterando o ritmo da cotidianidade em todos os planos da vida social e cultural da Vila Madalena. Até a década de 1990, este bairro, era como os demais da vizinhança, muito mais casas de residências do que de comércio. Em meados dos anos de 1990 a Vila começa a dar indícios de uma nova vocação, ou seja, voltada para o entretenimento no/dos bares. A partir de então, o “mote” da construção de significados da “Vila” pela publicidade vem sendo o “espetáculo dos bares” e a “espetacularização do consumo”. Pensar estas questões é de fundamental importância, principalmente se analisarmos o papel da publicidade na mercantilização do espaço público pelo privado.

Palavras-chave: espaço público; privatização;  mercantilização da imagem; cultura de consumo

Solange Whitaker Verri – Cientista Social – Universidade Federal de Pernambuco; Mestre em Comunicação: Programa de Pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero; Pós-graduação em Gestão em Processos Comunicacionais – Escola de Comunicação e Artes –ECA – da Universidade de São Paulo – USP; Pós-graduação em Museologia – Escola de Comunicação e Artes – ECA- Universidade de São Paulo –USP; doutoranda em História Social – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas – Universidade de São Paulo – USP. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Comunicação e Sociedade do Espetáculo do Programa de Pós-Graduação da Faculdade Cásper Líbero.