O Laboratório de Docência – Direitos Humanos e Teoria do Estado (LabDoc) é uma atividade de cultura e extensão universitária da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP) realizada em conjunto com a Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O objetivo é preparar os alunos de ambas instituições para atuar como multiplicadores de noções de Direitos Humanos e Teoria do Estado, em instituições de ensino fundamental e médio, públicas e privadas, e em cursinhos populares e comunitários, por meio de de metodologias ativas, como o ensino participativo e a construção coletiva de conhecimento.
Neste semestre, a Faculdade Cásper Líbero foi convidada para participar! As casperianas Stephanie Sanches, Cristiane Sayuri e Rayane Tavares e o professor Marcelo Santos discutiram, juntamente com alunos das outras universidades, a relação entre infância e internet.
A gente, claro, quis saber tudo e perguntou como foi a experiência. Dê uma olhada:
Quando eu vi a oportunidade de participar do LabDoc achei super legal, porém, por ser uma parceria com as faculdades de direito da USP e da FGV, fiquei com um certo medo por pensar que eram pessoas de faculdades e de um curso muito diferente, com vertentes diferentes. Mas no desenrolar das aulas eu vi o quanto o assunto que nós estávamos tratando lá tinha a ver com o meu curso e com comunicação e ética. Percebi como pude efetivamente contribuir nas aulas com os meus conhecimentos e no material que construímos ao final. Cresci e aprendi com as informações e as visões que foram apresentadas pelo pessoal do outro curso, o quanto as informações e visões se cruzavam e se completavam. Acredito que essa sensação não foi só para mim ou para nós alunos da Cásper que participamos, mas para os os alunos do curso de direito também. – Stephanie Sanches
Participar do LabDoc foi uma experiência enriquecedora. Seja pela possibilidade de expandir e colocar em prática meus conhecimentos em comunicação, a possibilidade de estar em contato com profissionais das área de direito e comunicação, permitindo que haja o compartilhamento de conhecimento e interdisciplinaridade. Além disso, tive a oportunidade de conhecer muitos universitários, tanto de direito, quanto de comunicação, que como eu, queriam colocar seus conhecimentos em prática em prol da sociedade.
Outro fator que me fez querer participar, está relacionado com a temática abordada durante os encontros, o qual é muito contemporâneo e cada vez mais presente, necessitando ser discutido e analisado, uma vez que esse tema atinge e influi muitas pessoas, no caso, crianças, pais, educadores e a sociedade como um todo. Outro ponto positivo é a questão das atividades serem proposta de forma lúdica, leve, mas sem deixar de ser reflexiva em momento algum. – Cristiane Sayuri
O labdoc fez tanta diferença na minha vida que é engraçado pensar que foram apenas 5 encontros. Eu já sabia que métodos de ensino apenas expositivos eram cansativos e precisavam ser inovados, mas além de mostrar que existem outras maneiras de ensinar e aprender, lúdicas e divertidas, me conscientizou sobre a importância de falar sobre assuntos que não são corriqueiros e que são pautas importantíssimas dada a imersão tecnológica que vivemos e as novidades diárias que enfrentamos com a checada da contemporaneidade digital. – Rayane Tavares
Este projeto de extensão foi uma oportunidade única de trabalhar em conjunto saberes jurídicos e comunicacionais e aplicar estes conhecimentos em benefício da sociedade. Tudo fica mais interessante quando pensamos que os produtos resultantes do LabDoc preveem, de maneira simples, o uso de metodologias ativas de ensino. Estas não trabalham apenas os conteúdos técnicos. Também abordam habilidades sociais relevantes, a exemplo de empatia, criatividade e a capacidade de resolver problemas em grupo. A chancela da Cátedra UNESCO de Direito à Educação, no âmbito da qual o LabDoc foi realizado, atesta a seriedade e a relevância do nosso trabalho. Os Alunos da Cásper se emprenharam muito e, junto com seus colegas da USP e da FGV, estão de parabéns. – Prof. Dr. Marcelo Santos