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George Costa e Silva, diretor – executivo da Fundação Toyota do Brasil e gerente de comunicação.

O diretor – executivo da Fundação Toyota do Brasil e gerente de comunicação, mídias sociais e responsabilidade social, George Costa e Silva, iniciou a palestra mostrando alguns números significativos a respeito da organização de origem japonesa. Com cerca de 507 empresas afiliadas no mundo todo, a Toyota tem sua atuação focada em dois mercados: automotivo e de bio desenvolvimento.

Silva também nos contou que o toyota way é baseado em dois pilares que são: melhoria contínua (Kaisen) e respeito às pessoas. O primeiro pilar se relaciona ao desafio e encontro do problema já, o segundo pilar faz necessário o entendimento do papel individual de cada indivíduo que interfere no ambiente e que faz parte da equipe. A Toyota mantém a filosofia do Kaisen se propondo a atingir níveis sempre mais altos de desafios, encontrando uma melhor maneira em tudo o que fazem, e construindo uma identidade reconhecida pela forma como executam tarefas.

O projeto de relações públicas se concentra na cidade de São Bernardo do Campo, local onde se produzia muitos modelos do Toyota bandeirantes entretanto, após a ultrapassagem das tecnologias, a fábrica passou a fabricar somente peças para carros que são produzidos na Argentina. Ou seja, a fábrica perdeu sua importância. Neste local, foi implantado um projeto que refletisse o comprometimento da organização com o meio ambiente, com a comunidade, com a inovação e competitividade.

Ao ser questionado a respeito da forma como a Toyota gerencia crises, George Costa e Silva frisou que uma boa reputação construída em objetivos firmes e seguros garante a possibilidade de restabelecimento da normalidade. Assim, acredita que a Toyota muitas vezes conseguiu dar a “volta por cima” por possuir um “espesso colchão de reputação”.