INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO SELETIVO 2024.2 Fechar

A mesa de debates da noite do dia 25 de agosto do Fórum de Comunicação Integrada teve um tema instigante: a integração entre publicidade e jornalismo, áreas que, a pesar da competição, sempre trabalharam juntas. O debate contou com dois ex-alunos do curso de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero: Michelle Gianella, apresentadora da Gazeta Esportiva, e Eduardo Duarte Zanelato, pós-graduado em Inovação, Criatividade e Liderança na City University London, com passagem pela Editora Globo, Meio e Mensagem, e atualmente gerente de projetos da GUME, agência de relacionamento e inovação em comunicação criada neste ano de 2015. A mesa contou ainda com a professora e coordenadora do curso de Jornalismo da Cásper Líbero, Helena Jacob e com Reginaldo Andrade, Executivo de Negócios do UOL.

Michelle Gianella iniciou a palestra enfatizando a importância da publicidade para a sobrevivência de qualquer veículo. “É a propaganda que alimenta a receita dos jornais e das revistas”. Para a apresentadora, os jornalistas podem fazer merchandising – uma das técnicas de marketing que tem objetivo de fazer propaganda de produtos de venda– desde tenham ética e cuidado com a qualidade dos produtos anunciados.

Eduardo e Helena falaram sobre uma ferramenta que não é nova, mas que vem sendo adotada em larga escala nos meios de comunicação, a publicidade nativa. A ferramenta trabalha com a inserção de conteúdo discreto em conteúdos de qualidade publicados no meio digital, nos moldes do antigo publieditorial. A estratégia aparece muito em sites de grande repercussão, como a BuzzFeed. Ambos destacaram que a publicidade nativa só funciona para clientes e leitores se apoiada em um conteúdo de muita qualidade e, portanto, de credibilidade.

Eduardo ressaltou a crescente integração das diversas áreas de comunicação: “Vai ser cada vez menos relevante ter separação nos cursos de comunicação em Jornalismo, Propaganda, Rádio e TV e etc… Provavelmente você vai fazer um pouco de tudo no decorrer da sua carreira.” Todos os palestrantes concordam com a ideia de que todas as áreas da comunicação devem trabalhar de maneira integrada.

Por fim, Reginaldo Andrade fechou a palestra enfatizando a questão do bom conteúdo e reafirmando a necessidade de os comunicadores trabalharem de modo integrado no cenário contemporâneo.