O mercado de marketing tem crescido em ritmo acelerado. Segundo uma pesquisa do Grupo Troiano de Branding realizada em 2013 com 50 presidentes de grandes empresas do país, a área é a 2ª maior preocupação das companhias, ficando logo atrás de gestão de pessoas e estando à frente de áreas como vendas e financeiro. Antes a preocupação era apenas vender, agora os gestores compreendem que as vendas são consequência de um trabalho de marketing, comunicação e gestão de equipe.
Nesse contexto, a Cásper Líbero investiu em cursos livres voltados para o tema: “Planejamento e Gestão de Eventos” e “Live Marketing”. Especialista na área e docente do curso de Publicidade e Propaganda da instituição, João Riva, é professor dos dois cursos livres.
Questionado sobre as tendências do mercado, o professor afirma que acredita no fortalecimento cada vez maior dos pontos de venda e do digital (inclusive atuando conjuntamente), e completa afirmando que “apostaria também no planejamento estratégico e na pesquisa de mercado ganhando cada vez mais espaço nas decisões de comunicação”.
Segundo Riva, o marketing mudou muito nos últimos 10 anos, e esta mudança vem ganhando cada vez mais velocidade. “A mídia tradicional perdeu muita força, com grande parte da verba antes destinada à comunicação de mídia de massa caminhando para trade, merchandising, digital e agora o inbound”, afirma.
Hoje, grande parte dos consumidores é composta pela ‘geração Y’ (pessoas nascidas entre 1980 e 2000), o que mudou a estratégia de aproximação com esse público. Para o professor, o que mudou nesta geração é a necessidade da interatividade como base de qualquer campanha.
“A geração Y ganhou voz (ou percepção disso), e não é conveniente atuar de forma com que eles não se sintam protagonistas. O marketing vem priorizando a experiência do consumidor. Portanto, ferramentas estratégicas como eventos e o live marketing (marketing ao vivo) têm se tornado cada vez mais comuns na hora do planejamento”, afirma o professor.
João Riva ainda comenta que, para ter futuro na área, é imprescindível gostar de gente. E mais, é preciso gostar e entender de gente e de mercado. “Sem isso não é possível obter sucesso”. Os cursos livres são, de acordo com suas próprias palavras, “bastante práticos”. Servindo-se de cases atuais e discutindo temas fundamentais para os profissionais, as aulas buscam munir seus alunos com um bom repertório para atuar na área.