Inove. Faça uma disrupção. Vença. Pense fora da caixa. Seja feliz e ame seu trabalho todos os dias.
Quem nunca ouviu expressões como essas no mundo do trabalho?
Há palavras-chave que funcionam como mantras do mundo corporativo, prescrições em relação às atividades de trabalho, nos convocando a ser ou agir de determinada maneira.
No Seminário “O Mantra é o Negócio”, que ocorre no dia 24 de novembro, das 9h às 17h, discutiremos algumas questões como:
– Qual o papel da comunicação nas prescrições em relação ao mundo do trabalho?
– Quais são os sentidos produzidos e circulados pela gramática corporativa?
– Quais as tendências de prescrições em relação ao mundo do trabalho?
Programação:
09h – Abertura – A Comunicação e as Prescrições no Mundo do Trabalho
- Claudia Rebechi (UTFPR)
- Roseli Fígaro (USP)
- Vander Casaqui (UMESP)
Mediação: Rafael Grohmann (Cásper Líbero)
13h30 – Mesas com apresentações de trabalho
Mesa 1
- Marcos André Costa – O Management em Você S.A.: palavras-chave do business bingo made in Brazil
- Fernanda Rivelli – Compliance como mantra: prescrições de comunicação e ética nas organizações
- Fernando Pachi – A liberdade de expressão no limite das organizações: um valor negociado
- Vinícius Riqueto – Confiança e anonimato na rádio peão digital: relatos de funcionários no LoveMondays e no 99Jobs
- Renata Penteado – Com que roupa eu vou? Uma crítica ao dress code como prescrição no mundo do trabalho
Mesa 2
- Janaína Truzzi – Prescrições de alta performance em relação à “atração de talentos”: distâncias entre o trabalho prescrito e o trabalho real
- Bruno Carramenha – Diversidade, pero no mucho: o gap entre o discurso e a prática da diversidade nas empresas
- Thais Godinho – Carma instantâneo: o discurso zen na produtividade
- Camila Acosta – O imperativo da autonomia: sentidos neoliberais formatados nos discursos do “terceiro setor”
- Anna Luiza Andrade e Eric de Carvalho – Dreamworks: emprego dos sonhos e a idealização do ambiente de trabalho na Disneyland
Mesa 3
- Daniela Biondo – “Sigam-me os bons”: líderes de pensamento (thought leaders) como personificação das prescrições empresariais
- Jamir Kinoshita – Transporte medieval de cargas em pleno século XXI: a comunicação no mundo do trabalho dos carregadores da CEAGESP
- Vanessa Puerta – Sujeito local, crachá global: prescrições de comunicação intercultural em empresas globais
- Naiana Rodrigues da Silva – A aventura do trabalhador no mundo da comunicação: histórias de vida no trabalho de jovens jornalistas egressos da Universidade Federal do Ceará (UFC)
- Cristiane Malfatti – O lastro de uma boa reputação: valores e mantras em circulação
- Ricardo Nóbrega – Show Business: As prescrições de porta-vozes que se tornaram influenciadores
Inscrições: Envie previamente um e-mail com seu nome completo, RG e a mesa de interesse (no período vespertino) para [email protected]. Feito isto, aguarde a confirmação de sua inscrição.
Informações sobre créditos: Mestrandos interessados em obter 1 (um) crédito em seminário (equivalente a 8 horas de trabalho) devem se inscrever e participar da Mesa 1 (Abertura) e de mais 1 (uma) das mesas simultâneas do período vespertino, à sua escolha.