O professor Dr. João Alexandre Peschanski (FCL) e o professor Dr. Liráucio Girardi Júnior (FCL/USCS) participam, como pesquisadores associados, do projeto FAPESP, Processo 21/06902-2, “Programa de educação da Wikipédia como metodologia ativa de ensino e ferramenta de colaboração coletiva em saúde auditiva”, liderado pela Profª Lilian Cassia Bornia Jacob Corteletti, da Faculdade de Odontologia de Bauru/USP. O Projeto “Saúde Auditiva” envolve sete universidades nacionais, a Universidade de Montreal, o “National Institute for Occupational Safety and Health, Centers for Disease Control and Prevention” e a Organização Mundial da Saúde.

Impacto acadêmico, tecnológico e social

O Projeto (FAPESP) articula o trabalho de pesquisadores e pesquisadoras em Saúde Auditiva, Comunicação e Educação em torno das plataformas colaborativas Wikiversidade e Wikipédia, com apoio do Wiki Movimento Brasil, do qual os professores fazem parte.

O projeto tem aderência à área de Tecnologias Prioritárias do MCTIC (Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável) e vínculo com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 03 – Saúde e Bem-estar, da Agenda 2030 da ONU.

O professor Dr. Liráucio Girardi Júnior (FCL/USCS) participa, também, como líder do Projeto CNPq Processo: 423111/2021-3 sobre “Ambientes plataformizados: dispositivos inteligentes e a nova onde de ‘domesticação’ das tecnologias de comunicação”, Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 – Faixa A – Grupos Emergentes. O projeto faz parte das pesquisas realizadas no Grupo de Pesquisa “Mediações Comunicacionais da Cultura Digital”.

O Projeto (CNPq) conta com duas bolsas de Iniciação Científica, que permitem a inclusão dos graduandos no campo da pesquisa em inovação na comunicação. O projeto tem aderência à área de Tecnologias Prioritárias do MCTIC (Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável) e vínculo com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 09 – Indústria, Inovação e Infraestrutura da Agenda 2030 da ONU.