O mestrando em comunicação da Faculdade Cásper Líbero, Pedro Henrique Lisboa Fontana, apresentou pesquisa no evento II Jornadas de Ciências da Comunicação FLUC, organizadas pelo programa de Doutoramento em Comunicação da Universidade de Coimbra, com apoio da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, apresentando trabalho no dia 14 de junho de 2022.

O evento internacional teve como tema “Questões Críticas e Emergentes” do campo da comunicação, buscando apresentar análises e aprofundar debates sobre tópicos de grande relevância na contemporaneidade, levando em conta o contexto atual de profunda midiatização, desinformação, pós-verdade, pandemia, conflitos entre potências internacionais e crises democráticas, humanitárias e ambientais ao redor do globo.

Na sessão “Democracia em Crise e Populismo”, Pedro apresentou o trabalho “Relações entre Populismo, Mídias Digitais e Pós-verdade”, elaborado em coautoria com a Profa. Dra. Marli dos Santos. Neste trabalho, foi exposta a noção de “populismo” como uma ideologia estrutural, beligerante e maniqueísta, propondo uma conceituação mais precisa do termo, sobre o qual há muito pairam inúmeras definições e abordagens dissonantes. Também foi discutida a noção de “pós-verdade” como uma espécie de espírito do tempo da era digital, na qual os relatos dos fatos perdem importância para os debates públicos e formação das opiniões, e as mensagens emocionalmente apelativas e de reafirmação de crenças pessoais ganham papel cada vez mais central. Por fim, concluiu-se que os sites de redes sociais são ambientes extremamente férteis para a propagação de desinformação e para a disseminação de discursos populistas, os quais muito contribuem para a polarização política e a intolerância, oferecendo assim, contínuo risco à qualidade das democracias e dos debates públicos.

Esta foi a segunda edição do evento, que contou com conferencistas de diversas nacionalidades, e gerou reflexões e intercâmbio de pesquisas sobre questões emergentes na contemporaneidade. Outras informações estão disponíveis no link: http://jornadasdecomunicacao.uc.pt/

Confira o depoimento do mestrando: