Conteúdo pronto, textos redigidos, fotos tiradas: é hora de organizar o material e produzir seu book de TCC ou seu trabalho acadêmico. Para uma diagramação descomplicada e sem surpresas, siga essas 8 dicas para ter um trabalho bem avaliado.
Antes de começar a pôr a mão na massa é importante raciocinar e organizar todas as ideias. Tente reunir todo o conteúdo que você já possui e hierarquizá-los de forma didática e clara.
Numa cozinha, por exemplo, cada utensílio tem sua função própria e objetivo de facilitar o preparo das receitas. Com a diagramação não é diferente. O mercado oferece uma extensa variedade de softwares para edição, porém nem todos são indicados para o trabalho com grandes volumes de páginas, textos e imagens. Neste caso, o mais utilizado é o Adobe InDesign, que oferece recursos que facilitam a produção e organização do seu material.
O primeiro passo é definir se seu material será impresso ou digital, isso determinará escolhas seguintes, como cores e resolução de imagens. Verifique se há exigência de tamanhos de página específicos antes de começar a produzir.
Softwares como o InDesign apresentam recursos para a criação dos chamados “grids”. Essa técnica, juntamente com as margens e colunas, é responsável por facilitar a organização dos conteúdos dentro do layout. Além disso, ela padroniza as páginas e garante ao trabalho um visual limpo e agradável à leitura.
Já citada, a hierarquia deve ser trabalhada em todos os aspectos do seu trabalho. Desde as fontes dos títulos e cores do texto, passando pela organização dos parágrafos e distribuição dos conteúdos dentro das páginas.
As fontes e suas variações servem como “tom de voz” do seu texto. Nos títulos é possível arriscar tipografias mais estilizadas. Já nos parágrafos, priorize as fontes serifadas, que facilitam a leitura.
As cores serão responsáveis pela transmissão de valores e sentidos do seu trabalho. Por elas é possível perceber aspectos como requinte, sofisticação, sobriedade, energia, serenidade. Caso esteja produzindo algo relacionado a alguma marca já existente no mercado, é essencial que as cores dela estejam evidenciadas no material.
Escolha imagens de qualidade e de boa resolução, principalmente se o material for impresso. Explore as imagens dentro do layout para ilustrar a mensagem. Caso utilize fotografias, fique atento aos direitos de imagem. Bancos de imagem, pagos ou gratuitos, também podem fornecer bons recursos visuais.