Alunos do 3° ano de Relações Públicas da Faculdade Cásper Líbero apresentaram seus trabalhos no encerramento da 8ª edição do Desafio De Comunicação e Ética, realizado em formato online. O projeto pedagógico faz parte da disciplina “Relações Públicas, Ética e Responsabilidade Corporativa”, ministrada pela Profa. Ágatha Paraventi e, neste ano, teve a parceria da Fundação Toyota do Brasil (FTB) como organização cliente.

A etapa final, realizada nos dias 22 e 24 de junho, foi a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante o semestre. No entanto, o projeto começou ainda nas primeiras semanas de maio quando, num primeiro encontro online, três representantes da Fundação – Viviane Mansi (Presidente), Otacílio Nascimento (Diretor Executivo) e Thaís Rebequi (Comunicação) – apresentaram o briefing aos estudantes.

Durante o Desafio, cada uma das três turmas de RP recebeu uma pauta diferente para desenvolver planos de Comunicação: “Comunidades sustentáveis e preservação do bioma da Mata Atlântica e água“, “turismo sustentável” e “educação para o futuro“. Antes da finalização do projeto, os casperianos apresentaram seus trabalhos entre as próprias turmas, nos dias 15 e 17 de maio, para que as melhores ações fossem votadas para serem apresentadas à organização cliente.

Representantes da FTB assistiram às apresentações finais e deram feedbacks aos alunos. Os planos de Comunicação apresentados podem ser utilizados pela instituição futuramente.

Confira como foi a experiência de participar do 8° Desafio de Comunicação e Ética a partir do olhar de estudantes e cliente.

Foi um prazer participar da 8ª edição do Desafio de Comunicação e Ética apresentando o projeto de educação para o futuro para Fundação Toyota do Brasil. Todas as etapas foram desafiadoras, principalmente por não termos domínio sobre os conteúdos da área de educação. Porém, isso fez com que ampliássemos nossas perspectivas, realizando um trabalho alinhado aos objetivos da FTB.

Todas as etapas exigiram dedicação e esforço, desde o briefing até a mensuração dos resultados. Apesar de cada grupo ter executado as ações com base nas suas ideias, todos se comprometeram e trabalharam em sintonia. Desta forma, foi possível unir e uniformizar os principais pontos para apresentar à empresa.

O feedback positivo após a apresentação final, sem dúvidas, fez o nosso trabalho valer a pena. Se engajar com causas como a que foi apresentada é muito importante para nós, futuros relações-públicas. Gostaria de agradecer não só os representantes da FTB por aceitarem o convite para participar do desafio, mas também a professora Ágatha que nos auxiliou em todas as etapas com muita confiança e entusiasmo.

Alessandra Araújo, 3° RP D

É inexplicável como o trabalho aplicado promove sentimentos de pertencimento, orgulho e formação profissional. Quando a professora Ágatha apresentou quem seria nosso cliente, no mesmo minuto meu grupo começou a fazer buscas na internet. Conferimos tudo que o cliente havia passado e começamos a estruturar possibilidades de ações para o projeto.

Foi, de fato, um desafio. Por conta da pandemia, surgiram outros obstáculos ao realizar o trabalho e, mesmo assim, tanto a Professora Ágatha quanto os responsáveis pela Fundação Toyota do Brasil que estiveram em contato tornaram o ensino a distância algo tão leve, estiveram à disposição para tirar todas as dúvidas e apoiar no que fosse necessário.

A matéria de Ética, ao realizar trabalhos em prática assim, proporciona uma experiência real onde cada futuro profissional acaba se encontrando em seu espaço para aplicação. Com certeza essa experiência muda todos com a sua formação profissional. Foi uma grande honra poder participar de um trabalho assim, principalmente por todo o contexto em que estamos inseridos.

Giovanna Bagio, 3° RP A

Recentemente, eu tive oportunidade de participar, em parceria com a Faculdade Cásper Líbero, do Desafio de Comunicação e Ética. Foi uma experiência incrível, um bate-papo muito rico e foi muito bacana escutar os alunos com boas ideias, e ideias que a gente consegue colocar em prática em projetos da Fundação Toyota. Fiquei muito feliz. Foi uma experiência muito bacana para todos nós.

Otacílio Nascimento, diretor Executivo da Fundação Toyota do Brasil

O Desafio de Comunicação e Ética acontece anualmente na Faculdade Cásper Líbero desde 2013 e já teve como clientes: Petrobrás, Pacto Global da ONU, Whirlpool, Danone, Dudalina, Siemens e Itaú Unibanco.

Confira algumas fotos das edições anteriores.