INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO SELETIVO 2024.2 Fechar

No dia 29 de agosto, algumas dezenas de pessoas puderam prestigiar Luis Mauro Sá Martino, professor da Faculdade Cásper Líbero, no lançamento de seu livro. Segundo ele próprio, ele estava “no andar mais alto da torre mais alta” da livraria Martins Fontes na Avenida Paulista, para agradecer a todos que, conscientemente ou não, ajudaram na elaboração de seu novo livro The Mediatization of Religion – When Faith Rocks (Midiatização da Religião: Quando a Fé Arrebenta).

A obra é fruto de uma série de estudos realizados pelo professor durante sua carreira acadêmica, mas principalmente de uma pesquisa que desenvolveu em 2008, como pesquisador-bolsista da University of East Anglia, na Inglaterra.

Durante essa pesquisa, o também doutor em Ciências Sociais pôde estudar o fenômeno em que determinados setores das religiões usam sistematicamente ferramentas e modelos de produtos de entretenimento. Após ter realizado toda a pesquisa na universidade inglesa, teve seu trabalho aprovado pela Ashgate Publishers, uma editora também inglesa.

Para o professor o momento foi de muita surpresa: “Você não está esperando assinar um contrato com uma editora inglesa”. Luis Mauro conta que havia enviado o trabalho para não prejudicar quem o havia indicado. Segundo ele, “quando te ligam você toma um susto”. Ele conta que ficou surpreso com a aceitação da editora, mas muito feliz.

Toda a jornada do livro The Mediatization of Religion foi contada por Luis Mauro durante o evento na livraria Martins Fontes. Outros projetos foram mencionados como o “Projeto Lucas”, no qual o professor se diz coautor juntamente à sua esposa.

Lucas, seu filho, é capaz de derreter o pai e causar explosões de fofura em todos os seus alunos, mas não pôde comparecer ao lançamento porque estava em outro compromisso muito importante: ser profundamente adorado na casa dos avós. Quem já viu algum avô ou avó perto de neto pequeno entende a situação, ressaltou o professor.

Apesar da ausência do Lucas, o futuro Jedi, nas palavras do pai, o lançamento foi de todo um sucesso. Luis Mauro – like a sir, ou melhor, like Qui-Gon Jinn – teve sua costumeira desenvoltura durante todo o evento e, assim como nas salas de aula e arrancou algumas gargalhadas de todos enquanto contava a história da elaboração do livro.

A obra, na realidade, fora lançada oficialmente no início de 2013, na Inglaterra. Com sua chegada ao Brasil, o autor resolveu fazer uma confraternização para comemorar esse grande passo. No entanto, devido ao preço elevado do livro, ele mesmo afirmou várias vezes inclusive, que não era necessário que ninguém o comprasse.

Era realmente apenas uma comemoração, com direito a comes e bebes, entre amigos. E assim foi: auditório lotado, pessoas em pé, muita descontração e admiração.