Você sabia que durante a graduação 95% dos casperianos já trabalham em empresas conceituadas? Com 76 anos de tradição e excelência, a Cásper já formou mais de 12 mil profissionais, que hoje encontram-se atuando e em destaque no mercado da comunicação. Para exemplificar, levantamos dados do LinkedIn, em julho de 2023, sobre onde estão os casperianos, confira:

Casperianos no mercado de trabalho onde os alunos da Cásper estão atuando, segundo o LinkedIn_infográfico

O que estudam na Cásper?

Graduação

A Cásper Líbero é uma faculdade de comunicação e possui 4 cursos de graduação:

  • Jornalismo – A Cásper é a primeira escola superior de Jornalismo no Brasil. O nosso curso carrega pioneirismo e tradição e é reconhecido como um dos melhores no mercado de trabalho jornalístico do país. Além do aprendizado em sala de aula e dos trabalhos práticos, os alunos desenvolvem seu portfólio em órgãos laboratoriais, vivenciando a produção em formatos tradicionais e inovadores do jornalismo.
  • Publicidade e Propaganda – Reconhecido no mercado, o curso da Cásper traz a criatividade, a inovação e o empreendedorismo em seu DNA. Prepara profissionais estratégicos e relevantes para o mercado de trabalho. Essas competências podem ser exercitadas em projetos práticos e interdisciplinares realizados ao longo da graduação, com clientes reais e contato com grandes agências de publicidade e propaganda.
  • Rádio, TV e Internet – O incentivo à criatividade e à inovação em conteúdos e formatos multiplataforma são diferenciais do curso da Cásper, que desenvolve essas características junto aos alunos por meio de trabalhos práticos e interdisciplinares ao longo da graduação (por exemplo, webséries, podcasts, programas de TV e curtas metragens). A indústria do audiovisual é um segmento que movimenta expressivas verbas anuais e gera muitos empregos diretos e indiretos. O curso prepara os estudantes para atuarem na criação e produção de conteúdos e para funções de liderança na gestão de equipes.
  • Relações Públicas – Na Cásper, os futuros profissionais de relações públicas contam com uma formação humanística e técnica. O curso estimula os alunos a aplicar e aperfeiçoar conhecimentos em projetos experimentais junto a empresas reais que firmam parcerias com a Faculdade. A vivência universitária se reflete em números no mercado de trabalho.

Os cursos são presenciais, têm duração de 4 anos e as aulas ocorrem nos períodos da manhã e da noite.

Pós-Graduação

Na pós-graduação (especialização) também são ofertados 4 cursos presenciais, com duração de 18 meses (1 ano e meio):

  • Jornalismo Esportivo – Aprofunde conhecimentos sobre produção de conteúdo esportivo e cobertura jornalística de eventos entrando em contato com as dinâmicas e o cotidiano do mercado. Curso integrado com a equipe de esportes da TV Gazeta e da redação do site Gazeta Esportiva, ampliando as dinâmicas sobre bastidores e o cotidiano de profissionais do segmento.
  • Jornalismo em Plataformas Digitais – Aprofunde seus conhecimentos sobre planejar, produzir, obter métricas e avaliar retorno de conteúdo jornalístico em diversas plataformas digitais.
  • Marketing e Publicidade em Mídias Digitais – Conecte-se às tecnologias digitais e conheça como criar, planejar e produzir publicidade em ambientes digitais. Saiba como atuar estrategicamente em redes sociais e no e-commerce.
  • Comunicação Organizacional – Conheça práticas, processos e tendências da Comunicação Organizacional e saiba como desenvolver planejamentos integrados e gerir conteúdo considerando os diversos públicos das organizações no contexto atual.

Cursos Livres

Além disso, quem busca uma formação de curta duração, mas de alta qualidade, pode optar pelos Cursos Livres. Tanto na modalidade presencial quanto online, eles são uma oportunidade para atualizar os conhecimentos no campo da comunicação e dar um up no currículo. Os cursos abordam temas relacionados a Carreira, Comunicação Organizacional e Relações Públicas, Jornalismo, Mídias Sociais, Publicidade e Propaganda e Rádio, TV e Internet.

Cásper e carreira

Qual é a experiência de estudar na Cásper e como pode impactar a carreira? Casperianos e casperianas que hoje se destacam no mercado da comunicação te contam!

Jornalismo

Ellen Nogueira é jornalista com 25 anos de experiência, formada pela Cásper Líbero. Começou no grupo Folha, onde foi repórter e editora de Economia. Na TV Globo por 10 anos, foi coordenadora de produção do Jornal Nacional em São Paulo e chefe de produção do Fantástico. Foi uma das responsáveis pela implantação da CNN no Brasil, onde é diretora de jornalismo e projetos especiais.

Publicidade e Propaganda

Camila Smid é formada em Publicidade e Propaganda pela Cásper Líbero. Seu primeiro estágio foi aqui dentro, no Centro de Eventos, onde trabalhou como fotógrafa tanto dos eventos da Faculdade quanto dos programas da TV Gazeta. Além disso, fez parte do Centro Acadêmico da Faculdade por três anos consecutivos e foi Representante Discente do curso de Publicidade e Propaganda. Hoje, trabalha como Diretora de Arte Sênior na W3Haus, e já tem mais de 10 anos de experiência trabalhando com redes sociais.

Rádio, TV e Internet

Graduado em Rádio e TV pela Cásper Líbero, Fred Rahal é documentarista. Em conjunto com Cassandra Mello, também casperiana, é responsável pela direção, fotografia e edição do documentário “Escute, a Terra foi Rasgada“, obra exibida na 12ª Mostra Ecofalante de Cinema, em 2023.

Relações Públicas

Graduada em Relações Públicas pela Cásper Líbero, Stefania é Gerente de Comunicação e Marketing na Atlas Renewable Energy. Sua experiência de mais de 15 anos no mercado corporativo se construiu principalmente em empresas nacionais e globais dos segmentos de infraestrutura e energia.

Pós-Graduação

Gabriel Távora, Assistente de Planejamento e Alocação de Recursos na Rede Globo, possui duas pós-graduações da Cásper no currículo. Ele destaca que a rede de contatos criada durante os cursos foi essencial para que conseguisse seu tão sonhado emprego na maior rede televisiva do Brasil.

“Eu escolhi a Cásper porque sempre ouvi falar sobre a qualidade de ensino da instituição e sobre a quantidade de recursos que possuía e que me ajudariam a dar uma guinada na minha carreira, o que foi verdade.”