Leonardo Moura é um profissional criativo, competente e dedicado, além de admirado por alunos e colegas. Na Globo, onde atua como gerente sênior de produtos, com foco nos gêneros entretenimento, variedades e infantil, ele se desdobra para oferecer o melhor em projetos de marketing e comunicação, reunindo anunciantes e agências de propaganda e publicidade. Na docência é também um profissional destacado, buscando sempre trazer novidades sobre narrativas de marcas, sobre o mercado e as estratégias de comunicação. Os estudantes curtem suas aulas e só fazem elogios a seu respeito. Autor dos livros “Como analisar filmes e séries na era do streaming” e “Conteúdo de marca – Os fundamentos e a prática do branded content“, lançados pela Summus Editorial, foi finalista do Prêmio Jabuti 2023 na categoria Economia Criativa. É mestre em Comunicação pela Cásper Líbero e, nas horas vagas, é apresentador do podcast Nem Tudo é Merchan.
Nesta entrevista o foco foi o branded content, área que Leonardo conhece e pratica.
Branded content é o conteúdo financiado por uma marca que, em sua estratégia de comunicação, é responsável pela conexão afetiva com o consumidor. O branded content ainda é conteúdo em vídeo, seja em formato longo ou curto. Isso o diferencia dos demais formatos de conteúdo de marca do século XX, independente da mídia em que for veiculado.
As estratégias de conteúdo das marcas existem há praticamente 100 anos. Mas o que diferencia hoje é a possibilidade que têm de fazê-lo em vídeo – que é mais potente – e no digital, que abriu um inventário inesgotável para as marcas ocuparem, principalmente no YouTube, TikTok e Instagram.
Gêneros de conteúdo tradicionais no mercado audiovisual podem e devem ser usados e experimentados pelas marcas. Dos mais baratos (revistas eletrônicas) aos caros, como reality shows e ficção. Assim como empresas tradicionais, as marcas podem ser publishers, ou seja, montar narrativas por conta própria ou encomendando a terceiros dentro de gêneros e formatos que sejam pertinentes à sua estratégia de comunicação.
Em geral, o gênero está em linha com o território editorial de uma marca. Se a marca preza pela moda, pela tecnologia ou pela sustentabilidade como territórios de conteúdo, por exemplo, o gênero vai ser uma escolha para desdobrar esses territórios em um formato editorial que seja relevante para o consumidor.
Programas factuais ou documentais, além de revistas eletrônicas de estilo de vida (moda, beleza, saúde, culinária, tecnologia).
O que fará o conteúdo da marca ter sucesso é falar da audiência, e não da marca. Não adianta as marcas quererem transformar uma narrativa que se pretende editorial em um evangelho eletrônico. O conteúdo, para ter sucesso, precisa ser sobre o público, pertinente ao que a marca fala em outras frentes de comunicação (PR e branding, por exemplo) e coerentes com outras práticas da porta para dentro das empresas. O branded content de maior sucesso de 2023 foi o filme Barbie por todos estes motivos.
Ter clareza do que que se quer endereçar como mensagem, ou ter clareza do briefing. Produtores audiovisuais, influenciadores e agências de publicidade são parceiros recorrentes neste tipo de iniciativa, com áreas de rádio, TV e negócios conectados.
Ser um catalisador dos objetivos, tanto editoriais e criativos quanto de negócios em publicidade.
Do lado de quem atende a marca, excessos de discurso publicitário podem prejudicar a construção do conteúdo. Do lado da marca, a falta de clareza das métricas que precisam ser contempladas na concepção de um branded content.
Criatividade, visão de negócio, visão de mídia e capacidade de negociação são habilidades fundamentais para este mercado.
Foram já 5 anos e mais de 10 turmas que estiveram comigo tratando deste tema. O que me dá gosto é perceber como os alunos valorizam não só minha experiência profissional no tema como também a metodologia que compartilho para que todos possam aplicar em suas carreiras. Mantenho vivo este processo de fundamentação e vivência profissional para que possa entregar o melhor à turma, e aprender junto com eles.
Em geral, a criatividade vem antes das habilidades negociais. Não se pode ter receio dos números para atuar com branded content, pois é uma ferramenta de negócio. Entender conceitos-chave de mídia é fundamental para quem quer atuar na área.
Este conteúdo faz parte da Newsletter Pós na Cásper, uma iniciativa dos cursos de Pós-Graduação lato sensu da Faculdade Cásper Líbero, que informa e divulga as produções realizadas pelos estudantes que desejam aplicar o conhecimento adquirido em suas atividades profissionais nas organizações, ou querem realizar novos projetos, como transição de carreira ou inovação nas funções que já exercem. Iniciativas e perfis de docentes, além de agenda sobre eventos (como aulas magnas e abertas, mesas-redondas, oficinas, rodas de conversa, entre outros) também são o foco da publicação.
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