Pós-Digital, aulas online
As tendências e demandas do mercado para profissionais de marketing e mídias sociais mostram que as habilidades e competências estratégicas, analíticas e técnicas para planejamento e gestão em mídias sociais são essenciais para atuação no marketing e em outras áreas em que esse conhecimento possa ser aplicado.
O curso desenvolve competências profissionais que abrangem o conhecimento dos diferentes perfis das mídias sociais e de suas potencialidades, de acordo com os objetivos de marketing.
Desenvolve competências de planejamento e gestão estratégica de conteúdos e campanhas de organizações de diversas naturezas, propondo soluções para a performance e o engajamento dos consumidores.
Amplia habilidades técnicas para coleta de dados com uso de ferramentas no ambiente digital, interpretação e análise de dados de campanhas e comportamentos do consumidor.
Estimula a criatividade para o desenvolvimento de conteúdos relevantes em formatos que mais engajem, com narrativas que mobilizem os públicos, como storytelling.
Objetivo: Este módulo amplia o conhecimento sobre as mídias sociais e suas tipologias para melhores decisões sobre atuação das empresas no ambiente digital. Abrange evolução, lógicas, dinâmicas e públicos e o uso dos algoritmos para personalização de conteúdos, seus limites e desafios. Inclui estratégias de marketing em mídias sociais, abrangendo as decisões desde a escolha de mídias sociais até os conteúdos de diversas naturezas que mais se adequam aos objetivos de marketing, incluindo os de publicidade.
Introdução às mídias sociais: conceitos, tipos, diretrizes e públicos
Ementa: Conceitos e evolução das mídias sociais na internet. O papel e o impacto das mídias sociais digitais na sociedade contemporânea. Tipos de mídia sociais e suas características. Diretrizes para criação de conteúdo relevante e engajador. Políticas de privacidade e dados. Direitos e responsabilidades dos usuários. Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Estudos de caso.
Algoritmos e personalização de conteúdos
Ementa: Definição e funcionamento básico dos algoritmos. Algoritmos e mídias sociais. Efeito bolha e câmaras de eco. Algoritmos, visibilidade e distribuição de conteúdos. Funcionamento da personalização de conteúdo nas mídias sociais. Coleta e análise de dados do usuário. Ética algorítmica. Exemplos de personalização.
Estratégias de marketing em mídias sociais
Ementa: Planejamento de campanhas em mídias sociais: definição de objetivos, metas e KPIs (Key Performance Indicators). Análise de público-alvo: segmentação e personas. Adequação de mídias sociais para tipos de negócio. Mídias sociais, jornada do consumidor e funil de vendas. Estudos de caso.
Explora as possibilidades de formatos na criação de conteúdos para as mídias sociais, apresentando as reais possibilidades de impacto quando alinhadas às estratégias de marketing e às características de cada plataforma. Dá foco na produção audiovisual e no storytelling, conforme tendências observadas em pesquisas.
Criação de conteúdos em plataformas digitais
Ementa: Novos modelos de comunicação no ambiente digital. Definição de segmentos e nichos de audiência em diversas plataformas digitais. Jornada da audiência. Planejamento editorial: temas, formatos e cronograma. Estudos de caso.
Produção de narrativas em audiovisual
Ementa: Conceitos e tipos de narrativas, como storytelling, aplicados ao audiovisual no contexto das mídias sociais e do marketing digital. Características essenciais das narrativas: humanização, engajamento e emoção, e sua influência na percepção do público. Estrutura clássica do storytelling, incluindo introdução, desenvolvimento, clímax e desfecho, e sua adaptação para formatos digitais e híbridos. Novos formatos e tendências de narrativas no audiovisual, como vídeos interativos, realidade aumentada e conteúdos multiplataforma. Práticas de produção de narrativas audiovisuais, desde a concepção até a execução, utilizando técnicas e ferramentas modernas. Estudos de caso.
O módulo tem como objetivo propiciar conhecimento sobre o comportamento do consumidor nas mídias sociais e os agentes tecnológicos e humanos que podem interferir nesses processos, influenciando a percepção de consumidores sobre empresas, marcas, produtos e serviços. Também aborda a gestão de perfis e páginas em mídias sociais, com uso de ferramentas de gerenciamento, colaborando para a eficácia da comunicação com o consumidor.
Comportamento do consumidor
Ementa: Transformação do comportamento do consumidor no ambiente digital. Perfis, interesses e comportamento do consumidor. A influência de aspectos emocionais e sociais na decisão de compra. O impacto de avaliações, comentários e recomendações de consumidores, comunidades e grupos nas mídias sociais. Motivações para engajamento do consumidor em mídias sociais.
Influenciadores digitais humanos e não humanos
Ementa: Marketing de influência e o conceito de influenciadores no ambiente digital. Tipos de influenciadores humanos e não-humanos: vantagens e desvantagens. Seleção de influenciadores de acordo com os objetivos de marketing e dos perfis das mídias sociais. Autenticidade, transparência, responsabilidade e credibilidade de influenciadores. Aspectos éticos e legais nas parcerias com influenciadores.
Gestão de mídias sociais e técnicas de SEO
Ementa: Conceitos de gestão de mídias sociais: moderação, interação e relacionamento. Perfis de consumidores e personas nas mídias sociais. Jornada do consumidor. Planejamento e técnicas de incentivo e engajamento. Conceito de SEO (Search Engine Optimization). Componentes de SEO: on-page, off-page e UX (experiência do usuário). Estudos de caso.
O módulo tem como objetivo apresentar as principais métricas e ferramentas de mídias sociais para monitoramento, interpretações e análises de engajamento e performance (conversão) das empresas.
Métricas em mídias digitais
Ementa: Importância das métricas para o marketing em mídias sociais. Principais KPIs indicadores-chave de desempenho (KPIs - Key Performance Indicators) em mídias sociais. Tipos, objetivos e adequação das métricas às estratégias de marketing: engajamento, performance orgânica, conversão e funil de vendas e reconhecimento de marca.
Ferramentas de coleta e monitoramento de engajamento e performance
Ementa: Ferramentas nativas de monitoramento e métricas em mídias sociais. Aplicação das ferramentas de monitoramento de engajamento, conversão e funil de vendas, performance em campanhas pagas (ADs), performance orgânica (SEO). Técnicas de visualização de dados para comunicação eficaz de resultados.
Especializar profissionais que atuem no planejamento e gestão de mídias sociais de forma estratégica, de acordo com os objetivos de marketing das organizações;
Desenvolver capacidades de criação, produção e mensuração de conteúdos atrativos e relevantes, para engajamento e conversão de consumidores;
Ampliar o conhecimento conceitual e prático dos estudantes, com vistas ao aprimoramento das ações do marketing digital;
Colaborar para a compreensão dos aspectos éticos que impactam na atuação dos profissionais que atuam no setor.
Profissionais da Comunicação, Marketing, Gestão, Design Gráfico e Comunicação Visual, Tecnologia da informação e Empreendedores, que atuam em departamentos, empresas e agências de comunicação, como também em organizações de diversos segmentos (indústria, comércio e serviços), de natureza privada, pública e terceiro setor ou como empreendedores.
Atuam no segmento de Marketing e desejam ampliar e atualizar conhecimentos estratégicos e técnicos em mídias sociais; Analistas e Gestores de Conteúdo, que querem se atualizar no uso de ferramentas para criação e distribuição de conteúdos e ampliar competências em gestão em plataformas digitais; Designer gráfico e Comunicadores visuais, para criação e produção de conteúdos (formatos e linguagens online; Administradores ou profissionais da área de gestão, com o objetivo de ampliar saberes em mídias sociais e aplicá-los na gestão da comunicação nas organizações; e Empreendedores, que precisam se capacitar para potencializar a presença digital de seus negócios.
Matrículas abertas para 2025! Previsão de início: Março de 2025
12 Meses (1 ano)
Ex-Aluno da Graduação-Cásper - 20%
À vista - 15.920,00
12x - 1.326,67
18x - 966,40
24x - 744,96
30x - 612,37
Ex-Aluno da Pós-graduação-Cásper - 15%
À vista - 16.915,00
12x - 1.409,58
18x - 1.026,80
24x - 791,52
30x - 650,65
Quero Bolsa - 10%
À vista - 17.910,00
12x - 1.492,50
18x - 1.087,20
24x - 838,08
30x - 688,92
Segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h
À vista - 19.900,00
12x - 1.658,33
18x - 1.208,00
24x - 931,20
30x - 765,47
No início de cada ano letivo há reajuste nas mensalidades que são estipulados em conformidade com a lei vigente.
Focada no protagonismo e autonomia do aluno, a Pós-Graduação EAD da Cásper oferece cursos baseados em metodologia ativas de ensino-aprendizagem, com aulas ministradas por professores com vasta experiência acadêmica e de mercado, além de trilhas compostas por materiais didáticos focados em estudos de caso e desenvolvimento de habilidades práticas.
A trilha de aprendizagem interativa é composta por: aulas ao vivo, guias de estudo com curadoria de conteúdo teórico, fóruns, estudos de caso, avaliações objetivas e práticas e muitos outros materiais multimídia.
Aulas ao vivo: segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h.
As aulas gravadas reúnem conteúdos teórico-práticos, sendo fundamentais para a trajetória do aluno. E o melhor: com a flexibilidade do EaD, que permite ao aluno assisti-las quando e onde quiser.
A trilha de aprendizagem é composta pelas videoaulas gravadas, guias de estudo com curadoria de conteúdo teórico, fórum de debate, estudos de caso e avaliações objetivas com verificação de conceitos.
Conheça os docentes do curso que têm experiência profissional e formação acadêmica, aproximando os cursos de especialização do mercado de trabalho.
Ver docentesMódulos | Componentes / Disciplinas | Metodologia |
---|---|---|
Módulo 1 - Mídias sociais O objetivo deste módulo é ampliar o conhecimento sobre as mídias sociais e suas tipologias para melhores decisões sobre atuação das empresas no ambiente digital. Abrange evolução, lógicas, dinâmicas e públicos e o uso dos algoritmos para personalização de conteúdos, seus limites e desafios. Inclui estratégias de marketing em mídias sociais, abrangendo as decisões desde a escolha de mídias sociais até os conteúdos de diversas naturezas que mais se adequam aos objetivos de marketing, incluindo os de publicidade. |
|
|
Módulo 2 - Conteúdos Explora as possibilidades de formatos na criação de conteúdos para as mídias sociais, apresentando as reais possibilidades de impacto quando alinhadas às estratégias de marketing e às características de cada plataforma. Dá foco na produção audiovisual e no storytelling, conforme tendências observadas em pesquisas. |
|
|
Módulo 3 - Consumidores O módulo tem como objetivo propiciar conhecimento sobre o comportamento do consumidor nas mídias sociais e os agentes tecnológicos e humanos que podem interferir nesses processos, influenciando a percepção de consumidores sobre empresas, marcas, produtos e serviços. Também aborda a gestão de perfis e páginas em mídias sociais, com uso de ferramentas de gerenciamento, colaboram para a eficácia da comunicação com o consumidor. |
|
|
Módulo 4 - Métricas e ferramentas de mídias sociais O módulo tem como objetivo apresentar as principais métricas e ferramentas de mídias sociais, para monitoramento, interpretações e análises de engajamento e performance (conversão) das empresas. |
|
|
Venha fazer parte da Paulista 900
A Faculdade Cásper Líbero inova na oferta de cursos EaD, utilizando metodologias ativas, aulas síncronas (lives) e assíncronas (webinars e mesacasts). Mantém contratos ativos com os principais fornecedores de software relacionados à comunicação, dentre eles, Adobe, Sony e Axure. O aluno também pode contar com os produtos da Microsoft, como pacote Office e E-mail.