Informações Gerais
Local: Teatro Cásper Líbero
2 de agosto de 2018 (quinta)
19h às 22h30
Descrição
Quais os impactos que as Fake News irão gerar nas eleições 2018? No dia 2 de agosto a Faculdade é palco do bate-papo sobre “As eleições das fake News: como combater a desinformação com a educação” que irá trazer exatamente essa discussão.
A poucos meses das eleições no Brasil, o maior desafio é compreender como as notícias falsas atingem e se deixam influenciar pela internet. Segundo levantamento do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação da Universidade de São Paulo (USP), cerca de 12 milhões de pessoas compartilharam fake news no Brasil em junho deste ano. O levantamento, que monitorou 500 páginas digitais de conteúdo político falso ou distorcido, indica que tais notícias têm potencial para alcançar grande parte da população brasileira se considerada a média de 200 seguidores por usuário.
Será que estamos preparados para lidar com fake news, bots e perfis falsos? Hoje, considera-se que o Whatsapp venha ser a mais problemática das redes sociais quando se fala em desinformação. Quando as mensagens circulam diretamente entre pessoas, e não num ciberespaço público, não existe um regulador dessas mensagens que possa classificar o que é verdadeiro ou não.
É por isso que o melhor caminho para combater as notícias falsas é a educação, transparência e o exercício de checagem de fatos, temáticas que serão discutidas e incentivadas por Rodrigo Ratier, Leonardo Sakamoto e Ivan Paganotti, convidados para compor o evento.
Programação:
- 19h: ABERTURA DO AUDITÓRIO
- 19h15-19h30: Abertura do evento
Prof. Dr. Carlos Costa
Mediação: Michelle Prazeres (Faculdade Cásper Líbero)19h30-20h40: Mesa 1: Fake News e eleições
- 19h30-19h45: Exposição em PPT
Rodrigo Ratier (Faculdade Cásper Líbero)
- 19h45-20h25: Debate
- Juliana de Faria, fundadora da Think Olga;
- Natália Neris, coordenadora da área de desigualdades e identidades do Internet Lab;
- Vitor Marchetti, professor de Políticas Públicas na UFABC;
- Pedro Antonio de Oliveira Machado, chefe da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal.
- 20h25-20h40: Perguntas da platéia
- 20h40-20h50: Intervalo
- 20h50-22h: Mesa 2: Fake News e educação
- 20h50-21h05: exposição em PPT;
- Ivan Paganotti (Mestrado Profissional em Jornalismo Fiam-Faam)
- 21h05-21h45: debate
- Leonardo Sakamoto, professor de Jornalismo da PUC-SP;
- Pablo Ortellado, professor do curso de Gestão de Políticas Públicas da USP;
- Pollyana Ferrari, professora de Jornalismo na PUC-SP.
- 21h45-22h: perguntas da plateia
- 22h: ENCERRAMENTO.
Público
Profissionais de comunicação, alunos da Faculdade Cásper Líbero e demais interessados pelo tema.
Inscrições: Envie previamente um e-mail com seu nome completo, RG e RA/Turma (caso seja aluno) para [email protected]. Feito isto, aguarde a confirmação de sua inscrição