INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO SELETIVO 2024.2 Fechar

Informações Gerais

Local: Sala 15 – 5º andar

28 de março (terça-feira)

15h30 às 17h

Descrição

O Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero receberá o Prof. Dr. Thomas A. Bauer na próxima terça-feira, 28 de março, na sala 15 (5º andar), das 15h30 às 17h, para um encontro a respeito de sua atuação internacional como pesquisador e protagonista dos estudos e práticas sobre Media Literacy - an educational concept for trans-cultural understanding and sharing the maening of social change ("Competências Midiáticas - um conceito educacional para a compreensão transcultural e para mudança social").

Thomas A. Bauer é professor emérito da Universidade de Viena, presidente da Sociedade Europeia de Educação e Comunicação, diretor de publicações da OKTO Vienna Community TV, professor visitante na Academia de Jornalismo da Universidade Hanói, Vietnã, no International Media Studies da Universidade de Istambul, Turquia e na Universidade Malay Kelantan, Kota Bharu, Malásia. Como integrante de um projeto internacional sobre a capacidade de se praticar a alfabetização midiática (MEDLIT), junto a universidades da Áustria, Alemanha, Malásia, Holanda, Tailândia e Vietnã, apresentará opções e perspectivas de um esforço internacional para responder à globalização da mídia.

“A comunicação social e os estudos de mídia só fazem sentido se são seguidos de uma intervenção baseada em ciência e pesquisa, de modo que se possa pensar a sociedade, seus desafios e possibilidades de mudança. Seguindo esse âmbito do conhecimento, o conceito de media literacy se propõe a ser um habitus de uso cultural da mídia, que deve ser conscientemente aprendido na e pela sociedade, que tem cada vez mais percebido e entendido a si própria a partir de modos (códigos) de (uso da) mídia: a sociedade midiática. A Sociedade Midiática, tanto como um conceito quanto como uma narrativa, é uma opção não apenas de desenvolvimento social, mas ainda mais: de evolução social, caso ela seja construída a partir dos princípios de competência, de dignidade humana, em opções de diversidade e fundada em valores de sociabilidade como a paz e a coesão. Todas essas aspirações não são só reivindicações morais, mas especialmente inerentes e intrínsecas às qualidades da comunicação humana”.

Público

Estudantes (Pós-graduandos, mestrandos, Relações Públicas, Rádio, TV e Internet, Publicidade e Propaganda e Jornalismo), bem como demais interessados no tema. Inscrições: Envie previamente, um e-mail com seu nome, RG e nome da instituição que representa para: [email protected]. Feito isto, aguarde a confirmação de inscrição (até dia 28/3, às 12h).