INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO SELETIVO 2024.2 Fechar

Local: Teatro Cásper Líbero

5 de dezembro de 2017

Da Guerrilha para a política: os acordos de paz na Colômbia

Na noite de 5 de dezembro o Teatro Cásper Líbero é palco da mesa Redonda “Da Guerrilha para a política: os acordos de paz na Colômbia“ com a ilustre presença dos debatedores colombianos Raúl Osorio Vargas (Universidad de Antioquia) e Pietro Alarcón (PUC-SP). O evento também marcará o lançamento do livro: “A Compreensão como Método” que reuné os projetos do grupo de pesquisa “Comunicação, Diálogo e Compreensão”, do Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero.

Depois de 52 anos de guerra – que deixaram mais de 300 mil mortos –, em 26 de setembro de 2016 teve início na Colômbia uma nova época com o Acordo Final de Paz, assinado pelo presidente Juan Manuel Santos e o máximo dirigente das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), Rodrigo Londoño Echeverri. Uma série de perguntas precisam ser feitas: tem como se concretizar esse sonho tão desejado? A paz é possível na América Latina e no mundo? A compreensão pode ser um método e um modo de pensamento que sirvam aos objetivos da paz?”.

Debatedores

Pietro Lora Alarcon

Formado em Direito pela Universidad Libre de Colômbia. Mestre e Doutor pela PUC/SP, com estudos pós-doutorais na Universidad Carlos III de Madrid e Universidade de Coimbra. Representante do Comitê Permanente de Colômbia pela Defesa dos Direitos Humanos. Atuou como assessor para a paz entre os aos 2000 e 2002 e como assessor para o intercâmbio humanitário e a comissão de notáveis para a paz na Colômbia entre os anos 2004 e 2005. Foi assessor do Convênio Cáritas -Acnur para atendimento de requerentes de refúgio no Brasil.

Raul Osório Vargas

Doutor em Ciências da Comunicação com ênfase em Epistemologia do Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP. Comunicador social, jornalista, pesquisador e professor associado da Universidade de Antioquia (UdeA), Medellín, Colômbia. Membro do Grupo de Estudios en Periodismo (GEP) e do Grupo de Estudios Literários (GEL). É o coordenador colombiano do projeto de pesquisa “A compreensão como método”, desenvolvido conjuntamente por pesquisadores da UdeA e da Faculdade Cásper Líbero.

Mediação

Cilene Victor

Jornalista, doutora em Saúde Pública e mestre em Comunicação Científica e Tecnológica. Sua primeira experiência profissional e acadêmica com o tema da paz foi no Projeto Jovem Paz, do Instituto Paulo Freire, em 2004. Atualmente tem contemplado em suas pesquisas o papel do Jornalismo de Paz no combate à violação dos direitos humanos no contexto das mudanças climáticas e dos deslocamentos forçados. Cobriu a Primeira Cúpula Mundial Humanitária das Nações Unidas em 2016, em Istambul, Turquia. É professora da Faculdade Cásper Líbero.

Maria Paula Hernández Bergsneider

Estudante do último ano de Jornalismo da Universidade de Antioquia. Desde julho de 2017 no Brasil para um semestre de intercâmbio com a Faculdade Cásper Líbero.

Mariana Ghirello

Jornalista, repórter e editora. Desde 2016 acompanha o processo de paz na Colômbia. O projeto será transformado em livro-reportagem.

Público

Professores e alunos do programa de Mestrado da Cásper Líbero; professores e alunos do programa de Pós-Graduação Lato Sensu e de Graduação da Cásper Líbero; Pesquisadores, professores e estudantes de Comunicação das demais instituições de ensino superior da Grande São Paulo bem como profissionais do mercado interessados no assunto. Inscrições Alunos da Graduação (Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Rádio,TV e Internet), Pós-Graduação e Mestrado devem enviar previamente um e-mail com seu nome, RA, turma para [email protected]. Público externo deve enviar nome completo, RG, instituição que representa para [email protected]. Feito isto, aguardar a confirmação de inscrição.