Coordenador: MICAEL MAIOLINO HERSCHMANN (UFRJ) | E-mail: [email protected]

Vice: ADRIANA AMARAL (UNISINOS) | E-mail: [email protected]


Reúne trabalhos de cunho teórico-metodológico e/ou empírico que analisam aspectos estéticos, tecnológicos, econômicos, políticos, subjetivos e de sociabilidade associados ao universo de produção, circulação e consumo sonoro e musical nos ambientes midiáticos.

As questões privilegiadas gravitam em torno dos seguintes eixos:

a) disputas de valor e rotulações em torno de gêneros, cenas e circuitos musicais;

b) cultura de fãs e fandoms musicais;

c) a mediação dos formatos, suportes, meios e plataformas musicais;

d) o papel do som na cultura audiovisual;

e) som, música e política: articulações e tensões na construção de identidades e territorialidades;

f) estética e linguagem da canção;

g) som, música, corpo, afeto e audibilidades;

h) paisagens sonoras, mídias e espaços urbanos;

i) estudos de rádio, televisão, cinema, videogames, plataformas digitais, das redes sociais (e, de modo geral, de instituições da indústria fonográfica) que lidam com o universo da música e da sonoridade;

j) economia da música no contexto das Indústrias Criativas e da cultura digital

Atendimento por WhatsApp Atendimento WhatsApp