Coordenador: MICAEL MAIOLINO HERSCHMANN (UFRJ) | E-mail: [email protected]
Vice: ADRIANA AMARAL (UNISINOS) | E-mail: [email protected]
Reúne trabalhos de cunho teórico-metodológico e/ou empírico que analisam aspectos estéticos, tecnológicos, econômicos, políticos, subjetivos e de sociabilidade associados ao universo de produção, circulação e consumo sonoro e musical nos ambientes midiáticos.
As questões privilegiadas gravitam em torno dos seguintes eixos:
a) disputas de valor e rotulações em torno de gêneros, cenas e circuitos musicais;
b) cultura de fãs e fandoms musicais;
c) a mediação dos formatos, suportes, meios e plataformas musicais;
d) o papel do som na cultura audiovisual;
e) som, música e política: articulações e tensões na construção de identidades e territorialidades;
f) estética e linguagem da canção;
g) som, música, corpo, afeto e audibilidades;
h) paisagens sonoras, mídias e espaços urbanos;
i) estudos de rádio, televisão, cinema, videogames, plataformas digitais, das redes sociais (e, de modo geral, de instituições da indústria fonográfica) que lidam com o universo da música e da sonoridade;
j) economia da música no contexto das Indústrias Criativas e da cultura digital