Pós-Digital, aulas online
O curso prioriza aplicações de IA na comunicação corporativa, preparando o pós-graduando para entender como a IA pode otimizar processos comunicacionais, seus limites e os desafios éticos no uso de dados. Explora como a transformação digital, impulsionada pela IA e pelo uso de dados, está moldando novas tendências, desafios e oportunidades no mercado da comunicação corporativa.
Capacita à utilização de IA na criação, produção e customização de conteúdos de comunicação, explorando ferramentas que otimizam e automatizam processos criativos e estratégicos, garantindo relevância, visibilização e personalização de conteúdos.
Desenvolve competências na coleta e gestão de dados e a interpretação e criação de relatórios a partir de ferramentas de IA para a tomada de decisão na gestão de riscos e crises e projetos de comunicação corporativa, desenvolvendo capacidades analíticas.
Orienta sobre técnicas de curadoria de conteúdo, com foco na relevância e credibilidade de temas e diversidade de fontes, além de promover reflexões sobre aspectos éticos baseados na curadoria em IA, considerando direitos autorais, plágios e responsabilidade social.
Objetivo: Este módulo introduz os principais conceitos de Inteligência Artificial e suas aplicações no campo da comunicação corporativa, preparando o pós-graduando para entender como a IA pode otimizar processos comunicacionais, seus limites e os desafios éticos no uso de dados. Explora como a transformação digital, impulsionada pela IA e pelo uso de dados, está moldando novas tendências, desafios e oportunidades no mercado da comunicação corporativa.
Introdução à IA e Machine Learning
Ementa: Fundamentos de Inteligência Artificial (IA): definição e histórico da Inteligência Artificial. Tipos de Inteligência Artificial. Áreas de aplicação. Raciocínio lógico e inferência em IA. Algoritmos de busca e otimização. Conceito de machine learning. A relação entre IA e machine learning. Aprendizado supervisionado e não supervisionado. Redes neurais artificiais (RNAs) e deep learning.
Técnicas e tendências do uso de IA na comunicação corporativa e desafios éticos
Ementa:Principais tendências e aplicações da IA na comunicação corporativa e seus impactos nas estratégias de comunicação para diversos públicos: personalização, automação, análise de dados. Ferramentas mais utilizadas para processos de comunicação: prompts, análise de sentimentos, chatbots, assistentes virtuais, automação de emails e outras comunicações; criação de conteúdos: ferramentas de tradução e transcrição automáticas, elaboração e otimização de conteúdo; e análise preditiva. Dimensões éticas: boas práticas de governança e compliance, transparência e privacidade na coleta e uso de dados, inclusão e diversidade. Estudos de caso.
Transformação Digital e o Novo Perfil do Consumidor
Ementa: Conceito de transformação digital e seu impacto na competitividade organizacional. Como a transformação digital afeta a comunicação corporativa. Comportamento do consumidor na era digital e suas expectativas: transparência, autenticidade e agilidade nas respostas. Estratégias e táticas de comunicação digital na experiência de consumo. Consumo e vigilância. Estudos de caso.
Objetivo: Capacitar à utilização de IA na criação, produção e customização de conteúdos de comunicação, explorando ferramentas que otimizam e automatizam processos criativos e estratégicos, garantindo relevância, visibilização e personalização de conteúdos.
Ferramentas de IA para Criação de Conteúdos e técnicas de SEO
Ementa: Principais tendências e ferramentas de IA para produção de conteúdo. Geração automatizada de textos, imagens e vídeos com IA. Personalização de conteúdos para diferentes públicos e plataformas. Pilares do SEO: On Page, Off Page e UX (experiência do usuário). Estratégias e ferramentas para seleção de palavras-chave, autoridade de domínio, backlinks etc. Exemplos e aplicações.
Automação de conversas com consumidores
Ementa: Conceito de automação de conversas e sua relevância na comunicação corporativa. Necessidades e objetivos da automação de conversas nas organizações. Princípios básicos de IA aplicados a interações automatizadas. Personalização de respostas com base em histórico de demandas. Principais ferramentas de automação de conversas. Integração de chatbots com CRMs e redes sociais. Estratégias de implementação em diferentes canais.
Este módulo capacita a coleta e gestão de dados e a interpretação e criação de relatórios a partir de ferramentas de IA para a tomada de decisão na gestão de riscos e crises e projetos de comunicação corporativa, desenvolvendo as capacidades analíticas dos estudantes.
Ferramentas de Análise de Dados e Business Intelligence
Ementa: Conceitos de Business Intelligence (BI) e sua aplicação em estratégias de comunicação. Cultura de dados no ambiente corporativo e na gestão de comunicação. Estudos de mercado e análise de concorrência com dados de BI. Etapas da análise de dados: coleta, seleção, análise e modelagem de dados. Principais ferramentas de análise de dados. Aspectos éticos na coleta de dados. Estudos de caso.
Visualização de Dados e Tomada de Decisão
Ementa: Princípios de visualização do design de dados: objetividade, simplicidade e estética na visualização. Visualização de dados para embasamento de decisões estratégicas em Comunicação corporativa. Ferramentas de visualização de dados: gráficos, dashboards e relatórios dinâmicos. Aplicações e estudos de caso.
Gestão de Riscos e de crises de imagem e reputação com uso de IA
Ementa: Conceitos de imagem e reputação na comunicação corporativa. Diferenças entre gestão de riscos e de crises. Tipos de riscos e crises. O uso da inteligência artificial para monitoramento de riscos e crises. Análise de sentimento e reputação online. Análise preditiva em prevenção de crises. Ferramentas de monitoramento de mídias e redes sociais. Gerenciamento de crises, pós-crise e ferramentas de avaliação de impacto de imagem e reputação com IA. Análise de casos.
A ênfase nesse módulo é ensinar técnicas de curadoria de conteúdo, com foco na relevância e credibilidade de temas e diversidade de fontes, além de promover reflexões sobre aspectos éticos baseados na curadoria em IA, considerando direitos autorais, plágios e responsabilidade social.
Técnicas de curadoria em IA
Ementa: Conceitos de curadoria de conteúdo e sua importância para a comunicação corporativa. Curadoria humana em conteúdos gerados por IA e a relação com credibilidade, relevância e diversidade de fontes. Práticas de curadoria em conteúdos gerados por IA. Curadoria automatizada. Exemplos de curadoria em IA aplicados à comunicação corporativa.
Ética no uso de conteúdos gerados por IA
Ementa: Princípios éticos no uso de IA: justiça, responsabilidade, transparência, privacidade e autonomia. Vieses, discriminação algorítmica e desinformação. Questões de direito autoral, propriedade intelectual e plágio na comunicação corporativa. Lei de Proteção de Dados (LGPD) e o debate sobre a regulamentação das plataformas digitais. Estudos de caso.
São profissionais que têm formação em Comunicação e áreas correlatas, como Marketing, Administração, Tecnologia da Informação, Recursos Humanos, e que desempenhem funções em setores, empresas e agências de comunicação, como também em organizações de diversos segmentos (indústria, comércio e serviços), de natureza privada, pública e terceiro setor ou como empreendedores.
São profissionais de Comunicação, que desejam ampliar conhecimentos sobre as aplicações de IA para aprimorar a eficiência da comunicação nas organizações; Marketing digital, que necessitam otimizar campanhas, customizar conteúdos e automatizar processos, para aumentar o retorno das ações de marketing; Gestores de conteúdo que têm como objetivo aprimorar a seleção e a qualidade dos conteúdos, bem como a sua distribuição, promovendo diálogos e relacionamento mais longos com seus públicos; Recursos humanos, para criação de estratégias de relacionamento com os públicos internos; Administração/Gestores, com o objetivo de ampliar a visão gerencial a partir da comunicação e IA; Empreendedores, que necessitam se capacitar para potencializar a comunicação digital de seus negócios, a partir do uso das ferramentas de IA; entre outros perfis profissionais afins.
Matrículas abertas para 2025! Previsão de início: Março de 2025
12 Meses (1 ano)
Ex-Aluno da Graduação-Cásper - 20%
À vista - 15.920,00
12x - 1.326,67
18x - 966,40
24x - 744,96
30x - 612,37
Ex-Aluno da Pós-graduação-Cásper - 15%
À vista - 16.915,00
12x - 1.409,58
18x - 1.026,80
24x - 791,52
30x - 650,65
Quero Bolsa - 10%
À vista - 17.910,00
12x - 1.492,50
18x - 1.087,20
24x - 838,08
30x - 688,92
Segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h
À vista - 19.900,00
12x - 1.658,33
18x - 1.208,00
24x - 931,20
30x - 765,47
No início de cada ano letivo há reajuste nas mensalidades que são estipulados em conformidade com a lei vigente.
Focada no protagonismo e autonomia do aluno, a Pós-Graduação EAD da Cásper oferece cursos baseados em metodologia ativas de ensino-aprendizagem, com aulas ministradas por professores com vasta experiência acadêmica e de mercado, além de trilhas compostas por materiais didáticos focados em estudos de caso e desenvolvimento de habilidades práticas.
A trilha de aprendizagem interativa é composta por: aulas ao vivo, guias de estudo com curadoria de conteúdo teórico, fóruns, estudos de caso, avaliações objetivas e práticas e muitos outros materiais multimídia.
Aulas ao vivo: segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h.
As aulas gravadas reúnem conteúdos teórico-práticos, sendo fundamentais para a trajetória do aluno. E o melhor: com a flexibilidade do EaD, que permite ao aluno assisti-las quando e onde quiser.
A trilha de aprendizagem é composta pelas videoaulas gravadas, guias de estudo com curadoria de conteúdo teórico, fórum de debate, estudos de caso e avaliações objetivas com verificação de conceitos.
Conheça os docentes do curso que têm experiência profissional e formação acadêmica, aproximando os cursos de especialização do mercado de trabalho.
Ver docentesMódulos | Componentes / Disciplinas | Metodologia |
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Módulo 1: Introdução à IA na Comunicação Corporativa Este módulo introduz os principais conceitos de Inteligência Artificial e suas aplicações no campo da comunicação corporativa, preparando o pós-graduando para entender como a IA pode otimizar processos comunicacionais, seus limites e os desafios éticos no uso de dados. Explora como a transformação digital, impulsionada pela IA e pelo uso de dados, está moldando novas tendências, desafios e oportunidades no mercado da comunicação corporativa. |
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Módulo 2: Criação, produção e customização de conteúdos com IA O objetivo é capacitar à utilização de IA na criação, produção e customização de conteúdos de comunicação, explorando ferramentas que otimizam e automatizam processos criativos e estratégicos, garantindo relevância, visibilização e personalização de conteúdos. |
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Módulo 3: Coleta e Gestão de Dados e Relatórios Este módulo capacita a coleta e gestão de dados e a interpretação e criação de relatórios a partir de ferramentas de IA para a tomada de decisão na gestão de riscos e crises e projetos de comunicação corporativa, desenvolvendo as capacidades analíticas dos estudantes. |
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Módulo 4: Curadoria de conteúdos gerados por IA e aspectos éticos A ênfase nesse módulo é ensinar técnicas de curadoria de conteúdo, com foco na relevância e credibilidade de temas e diversidade de fontes, além de promover reflexões sobre aspectos éticos baseados na curadoria em IA, considerando direitos autorais, plágios e responsabilidade social. |
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A Faculdade Cásper Líbero inova na oferta de cursos EaD, utilizando metodologias ativas, aulas síncronas (lives) e assíncronas (webinars e mesacasts). Mantém contratos ativos com os principais fornecedores de software relacionados à comunicação, dentre eles, Adobe, Sony e Axure. O aluno também pode contar com os produtos da Microsoft, como pacote Office e E-mail.