INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

Pesquisador de TV e mestre em Comunicação com ênfase em televisão pela Universidade Metodista de São Paulo, com bolsa CAPES. Possuiu MBA em gestão estratégica de pessoas e desenvolvimento humano de gestores, pela Fundação Getúlio Vargas. Atualmente ocupa o cargo de supervisor executivo de operações do Jornalismo da TV Globo.

Tem experiência em produção, programação e roteiro em rádio, televisão e mídia out of home, nas áreas de jornalismo, esporte e entretenimento. Foi diretor do programa de rádio “Recapitulando”, a respeito da história da telenovela brasileira, na Rádio Metodista On-line entre 2006 e 2008, quando recebeu o prêmio APCA, de São Paulo. Já atuou nas emissoras de TV Mundo Maior, Cultura, Bandeirantes, Sportv, Globo News e, desde 2009, está na TV Globo. Foi coordenador do “Jornal Hoje” e do evento mensal “Bem Estar Global”, em várias cidades do País. Também foi produtor de reportagem dos telejornais “SPTV” (1ª e 2ª edição), “Bom Dia São Paulo” e “Antena Paulista”. Tem experiência em cobertura de grandes eventos como Carnaval, Eleições e Fórmula 1.

Autor do livro “A memória televisiva como produto cultural: um estudo de caso das telenovelas no Canal Viva”, com prefácio de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni. Foi professor universitário do curso de Rádio, TV e Internet da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), além de ministrar cursos livres no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP) e em Oficinas Culturais do Estado de São Paulo. Atualmente, é professor da Faculdade Cásper Líbero no curso de Jornalismo e da disciplina de Pós Graduação “Produção de Transmídia”. Julio também leciona nos cursos Latu Sensu (Pós Graduação) em TV na Universidade Anhembi Morumbi.

Ver Currículo