Pesquisa: São Paulo cidade criativa e patrimônio cultural imaterial. (Estudo de caso do Cine Belas Artes)

Autora: Ethel Shiraishi Pereira

Horário: 10h00

Resumo: A questão da imaterialidade dos patrimônios culturais é discutida sob a perspectiva de posicionamento da cidade de São Paulo como uma cidade criativa. A competição internacional entre as cidades globais e a necessidade de ter a cultura como eixo estratégico para este posicionamento são apresentados por meio do case do Cine Belas Artes. O local é considerado um importante espaço de fruição da arte cinematográfica, que marcou a história de vida de muitos paulistanos, contribuiu para a formação de plateias e influenciou a formação de um importante polo cultural da cidade. Desta forma, o percurso entre o período de fechamento do Cine Belas Artes em 2011 até sua reabertura em 2014 são apresentados para ilustrar as reflexões propostas.

Palavras-chave: economia criativa; patrimônio imaterial; comunicação; Cine Belas Artes.

Mini currículo: Ethel Shiraishi Pereira é Relações Públicas, Pós-Graduada em Administração e Organização de Eventos pelo SENAC, Mestre em Comunicação e Mercado pela Faculdade Cásper Líbero. Iniciou sua carreira no setor automobilístico e, desde então, presta serviços para importantes empresas e entidades de classe. Atualmente é professora de Relações Públicas, membro do Grupo de Pesquisa da Comunicação na Sociedade do Espetáculo da Cásper Líbero e pesquisadora do CIP – Centro Interdisciplinar de Pesquisa. Também atua como docente na graduação e na pós-graduação do Centro Universitário Belas Artes, é conselheira suplente do Conferp – Conselho Federal de Relações Públicas e consultora da Mistura Fina Educação Profissional.

Pesquisa: Comunicação, cultura e espetáculo

Autor: Guilherme Maradei

Horário: 10h20

Resumo: Este presente artigo pretende relacionar a cobertura do periódico A Folha de S.Paulo sobre as exposições que ocorreram na capital paulista. Para tanto iremos analisar a exposição Castelo Rá Tim Bum, realizada no Museu da Imagem e do Som (MIS) no segundo semestre de 2014 e a mostra David Bowie Is também ocorrida no MIS no primeiro semestre de 2014 sob a ótica de Sociedade do Espetáculo de Guy Debord.

Palavras-chave: Folha de S. Paulo; Castelo Rá Tim Bum ; David Bowie; Sociedade do Espetáculo; Museus.

Mini currículo: Estudante do 2º Ano de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, realizando pesquisa científica em Comunicação, Cultura e Espetáculo, orientado pelo Prof. Dr. Cláudio Novaes Pinto Coelho.

Pesquisa: Circuitos de consumo simbólico de uma marca. Estudo de consumo simbólico da marca Red Bull nos circuitos culturais de seus diversos públicos

Autor: Eric de Carvalho

Horário: 10h40

Resumo: O artigo analisa o processo das lógicas promocionais de uma marca em vias de midiatização. A mudança de enfoque estratégico de ações promocionais nos circuitos de consumo simbólico de públicos de interesse de uma marca para um processo de midiatização mediado por dispositivos com recursos de produção de conteúdo colaborativo por meio do diálogo entre os conceitos de circuito (MAGNANI, 1999) de consumo cultural (CANCLINI, 2005), sob uma ótica antropológica, e circuito (BRAGA in MATTOS, 2012) de consumo midiático (TOALDO e JACKS, 2013) sob a perspectiva da midiatização.

Palavras-chave: Mediações; Midiatização; Consumo cultural e midiático; Circuitos; Dispositivos promocionais.

Mini currículo: Doutorando do Curso de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP na área de Estudo dos Meios e da Produção Mediática, na linha de Consumo e Usos Midiáticos nas Práticas Sociais, orientando do Prof. Dr. Eneus Trindade Barreto Filho, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Belas Artes e professor integrante do Centro Interdisciplinar de Pesquisas da Faculdade Cásper Líbero. Integra os grupos de pesquisa Imagem e Inserção Social e Tecnologias digitais: tempo e linguagem (ambos da Cásper Líbero) e GESC3 (Escola de Comunicação e Artes – Universidade de São Paulo).