Que tal pesquisar sobre o ambiente dos games e e-sports? Ou o vínculo das pessoas em uma horta comunitária? Talvez algo relacionado à cultura digital, à proliferação da desinformação ou à política? Esses foram alguns temas escolhidos por pesquisadores de Iniciação Científica da Cásper que, conectados ao universo da Comunicação, resultaram em pesquisas atuais e essenciais para o estudo e a compreensão da área.

Mas o que é a iniciação científica?

A Iniciação Científica é um processo de pesquisa que introduz o pesquisador no universo acadêmico/científico. Por meio de um projeto de pesquisa orientado por um professor experiente (na Cásper, são os/as docentes do Mestrado), o estudante aprende não somente a investigar um tema com uma metodologia e referências bibliográficas, mas sobretudo aprende uma atitude crítica e observadora diante da realidade.

Além de ser um processo de produção de uma pesquisa sobre Comunicação, a Iniciação Científica é também um processo pedagógico da entrada neste campo, pois os alunos são incentivados a escrever artigos, participar de congressos, publicar em revistas científicas e realizar produções técnicas, como podcasts e revistas.

Esta postura de pesquisador pode apoiar os alunos que já desejam entrar no universo acadêmico, mas também quem quer atuar no mercado, onde estas competências também são valorizadas. Na Cásper, o Centro Interdisciplinar de Pesquisas (CIP) apoia projetos de docentes e de Iniciação Científica (desenvolvidos por alunos), distribuídos entres os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio, TV e Internet e Relações Públicas.

O que pode ser pesquisado?

“Costumo dizer que qualquer tema pode ser um tema de comunicação, porque a comunicação é central na nossa vida hoje (…). O esforço é trazer para uma abordagem comunicativa um tema ‘apaixonante’, que te mova.” – Profa. Dra. Michelle Prazeres Cunha, Coordenadora do CIP.

Os pesquisadores Beatriz Zolin e Caio Mello falaram sobre as escolhas dos temas de suas pesquisas:

“A minha pesquisa, ‘BBB20: a Espetacularização da Disputa de Gêneros pelas Celebridades nas Redes Sociais’, discute como o feminismo foi abordado por famosos que acompanharam a edição 20 do reality show Big Brother Brasil, em especial durante o paredão disputado por Manu Gavassi, Felipe Prior e Mari González. Então me propus a investigar como isso repercutiu fora da casa, considerando o contexto da sociedade do espetáculo que vivemos, bem como o da intensificação do uso das mídias sociais.”, conta Beatriz.

Clique aqui e confira o artigo da Beatriz!

“Em minha pesquisa, discorri sobre as mudanças de narrativas do Presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia de Covid-19, me interessei na mesma medida em que me indignava com a realidade e com os acontecimentos. Com o avanço e o triste aumento dos casos fatais no país, a estratégia utilizada por ele não foi a de revisar os seus posicionamentos, mas sim emplacar outras narrativas, por vezes contraditórias, às narrativas anteriormente adotadas. Esta aparente contradição foi a causa principal de minha escolha.”, conta Caio.

Clique aqui para conferir o artigo do Caio!

Por que fazer uma pesquisa de iniciação científica?

Além de permitir que os pesquisadores estudem mais a fundo temas de sua preferência conectados ao mundo da Comunicação e exercitem uma atitude crítica e observadora diante da realidade, a Iniciação Científica incentiva o desenvolvimento de outras competências como:

• apuração
  • pesquisa
  • escuta
  • observação
  • análise
  • capacidade crítica e de realizar sínteses
  • defesa de ideias e pontos de vista
  • falar em público

Para Caio, “o jornalismo e a ciência falam a mesma língua com linguagens diferentes”. Beatriz relata que, durante sua pesquisa, ela pôde expandir sua visão de mundo, desenvolver melhor as habilidades de organização, pensamento e escrita, além de conseguir enxergar a realidade através do prisma da pesquisa em comunicação.

A Profa. Michelle Prazeres ressalta a oportunidade de “mergulhar” em um tema (em diálogo com autores de referência) para construir reflexões para a ciência, o futuro da comunicação e a experiência de integração e afeto, pois costumamos entrar em contato com pessoas com quem construímos vínculos a partir das pesquisas.

Beatriz Zolin e Caio Mello contam como foi a experiência de desenvolver uma pesquisa de Iniciação Científica:

“A experiência foi muito enriquecedora. Pude conhecer autores bastante interessantes e aprofundar minhas capacidades acadêmicas ao relacionar suas teorias ao meu problema de pesquisa. Além disso, a oportunidade de apresentar e participar de eventos junto a outros pesquisadores e as trocas proporcionadas pelas dinâmicas do seminário contribuíram não só para a pesquisa, mas também para a minha formação” – Beatriz Zolin, pesquisadora do CIP

Beatriz Zolin

“Foi desafiador, sobretudo com o processo sendo feito de forma totalmente remota. Porém, a minha curiosidade em vivenciar a escrita e a pesquisa acadêmica falaram mais alto, pois as dificuldades acabaram se tornando combustíveis de novas descobertas e pode ter sido um primeiro passo de uma possível trajetória que não se encerra na graduação.” – Caio Mello, pesquisador do CIP

Caio Mello

As inscrições para o processo de seleção de projetos de pesquisa docente e de Iniciação Científica do Centro Interdisciplinar de Pesquisa da Faculdade Cásper Líbero ficam abertas no período de 3 a 18 de janeiro de 2022. Clique aqui e saiba mais!