INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

Pesquisa: Conteúdo na era da simultaneidade

Autor: Joubert Brito de Araújo

Horário: 19h30

Resumo: O Mobile tem transformado não só a vida das pessoas, mas também mercados e indústrias inteiras. Entender como pensa este novo consumidor online é um desafio incessante para as corporações no mundo contemporâneo. Para tanto, as estratégias de publicidade e as conexões multi-telas estão mudando a forma de comunicação em diversas situações, buscando explorar novas oportunidades que poderão construir pontos de diferenciação na convergência digital entre marcas e pessoas. E, mais que tudo, o celular transformou a maneira que pesquisamos, decidimos ou compramos.

Palavras-chave: Tecnologia; Internet; Mobile; Negócio; Conteúdo.

Mini Currículo: Publicitário. Pós-Graduado em Teoria e Práticas da Comunicação. Mestre em Processos Midiáticos – Tecnologia e Mercado pela FCL – Faculdade Cásper Líbero. Professor Adjunto no curso de Publicidade e Propaganda, responsável pelas disciplinas de Mídia e Laboratório de Mídia. Professor convidado no Programa de Pós Graduação Senac – cursos de Mídias Digitais e Marketing de Varejo. Pesquisador na área de novas Mídias e Digital OOH – Out of Home.

 

 

Pesquisa: A revista digital interativa: convergência, mercado e os novos padrões de design em dispositivos móveis

Autor: Adriano Batista Rodrigues

Horário: 19h50

Resumo: Nosso objetivo com a pesquisa foi abordarmos o processo de convergência e
criação de plataforma de revista digital online. Para isso, investigamos quais rumos o meio revista está tomando até chegarmos a propor um modelo de plataforma de revista digital conectada com a internet, onde a mesma será acessada em diversos dispositivos como computadores, tablets e smartphones. Para isso, desenvolvemos um protótipo, utilizando a Revista Cásper como modelo e referência. O intuito de montarmos o protótipo foi colocarmos em prática todo o estudo teórico levantado pela pesquisa, com o intuito de ajudar o mercado editorial a propor um caminho de produção de revista digital que possa ser viável a pequenas, médias e, quem sabe, até grandes editoras.

Palavras-chave: Revista Digital; dispositivos móveis; mídia digital; computadores; tablets; smartphones; plataforma de revista digital; aplicativos de revista digital.

Mini Currículo: O Prof. Ms. Adriano Batista Rodrigues atua na área de comuniçaão há mais de 25 anos e é professor universitário há 16 anos. Ajudou a fundar o marketing da Universidade Cruzeiro do Sul e hoje é diretor da Doka Comunicação, professor de graduação em Criação e Direção de Arte na Faculdade Cásper Líbero e professor de Pós-graduação da Universidade Cruzeiro do Sul. Mestre em Artes Visuais pela Unicamp, pós-graduado (lato sensu) em Design Gráfico pela Universidade Anhembi Morumbi e graduado em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda na Universidade Cruzeiro do Sul. É diretor da Doka Comunicação. Sua área de atuação na Doka é a Direção de Criação das áreas de WEB, Aplicativos e Mídia Impressa, apresentação de projetos etc. Atualmente é especialista em produção digital para tablet, criou no CIP a plataforma de revista digitais a RDO – Revista Digital Online.

 

 

Pesquisa: Tecnologias digitais: tempo e linguagem

Autora: Giovanna Ignacio Quarterone

Horário: 20h10

Resumo: O artigo, que faz parte do Projeto de Pesquisa “Tecnologias Digitais – Tempo e Linguagem” orientado pelo Professor Doutor Antonio Roberto Chiachiri Filho, trata de uma questão pouco falada atualmente, e que muitas vezes é carregada de um certo caráter preconceituoso: a imagem do índio em relação ao homem branco no Brasil. O artigo traz à tona a questão específica de como se dá a representação do indígena pelos que se dizem civilizados, focando especificamente nas produções audiovisuais.

Palavras-chave: índios; homem branco; audiovisual; preconceito.

Mini currículo: Estudante do segundo ano de Rádio, TV e Internet. Pesquisadora de Iniciação Científica do Projeto de Pesquisa “Tecnologias Digitais – Tempo e Linguagem” dentro da Linha de Concentração “`Processos Midiáticos: Tecnologia e Mercado”. Orientador: Professor Doutor Antonio Roberto Chiachiri Filho. Participação no ano de 2015 no Comunicon e no IX Congresso Internacional Chileno de Semiótica.

 

 

Pesquisa: A representação das mulheres transexuais na mídia

Autora: Ingrid Yurie

Horário: 20h30

Resumo: As mídias têm colocado cada vez mais as questões de gênero em pauta, evidenciando a bandeira LGBT, suas lutas e conquistas. Ainda assim, parte da mídia conserva alguns estereótipos acerca da identidade de gênero, principalmente no que diz respeito às trans, e reproduz constantemente esses conceitos para seu público. A partir da mídia, a identidade das trans pode ser construída e propagada e isso tem influencia a vida dessas mulheres. Este artigo tem por objetivo analisar como os veículos de comunicação de massa representam as mulheres trans e constroem sua identidade. Este trabalho se propõe a investigar como a linguagem visual transmitida pela mídia reforça e impõe um padrão de beleza para estas mulheres, assim como foi definido para mulheres cisgênero, e as consequências sociais dessa representação. Também analisa-se essas questões no caso de Caitlyn Jenner.

Palavras-chave: Transgênero, transexual, mídia e representação, feminismo, Caitlyn Jenner

Mini currículo: Estudante do 3º ano do curso de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Foi estagiária do Núcleo de Mídias Digitais da Fundação Cásper Líbero e atualmente é estagiária na redação online da revista Carta Capital.

 

 

Pesquisa: Tecnologias digitais: tempo e linguagem

Autora: Mariana Agati

Horário: 20h50

Resumo: Pesquisa dentro do tema “Tecnologias Digitais: Tempo e Linguagem”. Estudos sobre como o gênero “crônica” sofreu transformações com o advento das tecnologias contemporâneas. A efemeridade da crônica e o seu hibridismo, gênero situado entre o jornalismo e a literatura. Também pesquisa, em conjunto com as alunas Giovanna Ignacio Quarterone e Ingrid Yurie Paes Matuoka, a imagem do índio em relação ao homem branco no Brasil.

Palavras-chave: Crônica; linguagem; tecnologias contemporâneas; jornalismo.

Mini currículo: Cursa jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Cursou dois anos de letras, habilitação em Português e Francês, na Universidade de São Paulo. É aluna de iniciação científica do Centro Interdisciplinar de Pesquisa da Cásper Líbero, no grupo de pesquisa “Tecnologias Digitais: Tempo e Linguagem”. É estagiária do Jornal da Gazeta.