INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

Pesquisa: Mediações e confrontos: o livro, o filme e o trailer

Autora: Eliana Nagamini

Horário: 19h30

Resumo: O trailer opera uma espécie de “transição” e de “transação”, por ser um paratexto que tem como função estabelecer a mediação entre o espectador e o filme, compondo uma das estratégias de divulgação. O gênero, pelas suas concepções narrativas, imagéticas e sonoras, adquiriu grande autonomia, cuja fruição muitas vezes transcende o próprio filme a que se refere. Nesta pesquisa, analisamos o trailer do filme Quincas Berro d’Água, adaptado da obra de Jorge Amado. Temos interesse sobre esse gênero por veicular um determinado conceito de adaptação que, ao mesmo tempo, informa e contextualiza a produção cinematográfica, também apresenta um contrato de comunicação valorizando o caráter intertextual do filme. No trailer, as marcas de permanência estão mais presentes do que aquelas de atualização que desviam da narrativa original e revelam um modo de interpretar do roteirista.

Palavras-chave: trailer; mediação; adaptação; intertextualidade.

Mini currículo: Possui Mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2000). Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (2012). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, Teoria Literária e Literatura Comparada. Atua também nas áreas de Educação e Comunicação, desenvolvendo pesquisas sobre linguagens e adaptações de obras literárias para cinema/televisão. Autora do livro Literatura, Televisão, Escola. Estratégias para leitura de adaptações, coleção Aprender e Ensinar com textos, publicado pela editora Cortez, 2004.

 

 

Pesquisa: São Paulo Sociedade Anônima: Um filme contemporâneo traduz a cidade e seus habitantes – e revela o poder do cinema

Autor: Antônio Carlos Leal de Moraes

Horário: 19h50

Resumo: A pesquisa começa por um diálogo entre personagens de São Paulo Sociedade Anônima (Luiz Sérgio Person) e S. Bernardo (Graciliano Ramos), de épocas e meios diferentes São dramaturgicamente fortes, com semelhanças que poderiam fazer de Carlos o filho de Paulo Honório. Será um herdeiro da Casa Grande que migrou para a cidade grande? Como pano de fundo, está a evolução do Brasil agrário para o Brasil urbano. São Paulo é protagonista dos acontecimentos políticos e admirado pelo crescimento acelerado. O artigo cruza o romance e a adaptação cinematográfica de Leon Hirzsman, análises de Antônio Cândido, biografia da cidade e críticas paulistanas, principalmente de Salles Gomes, que defendia a análise do cinema a partir da dramaturgia. É na teoria do Homo Fictus que encontramos meios para cruzar a ficção e a realidade brasileira do século XX. E buscarmos a Tragédia que está por trás.

Palavras-chave: Cinema; Literatura; Patriarcado; São Paulo; Tragédia.

Mini currículo: Ninho Moraes (Antônio Carlos Leal de Moraes), nascido em 1957, é jornalista, professor universitário, documentarista, roteirista e cineasta.

Tem mestrado em Audiovisual pela ECA-USP, cuja dissertação foi lançada em livro pela Editora Imprensa Oficial sob o título RADIOGRAFIA DE UM FILME: SÃO PAULO SOCIEDADE ANÔNIMA, de Luiz Sérgio Person. Também escreve para teatro e rádio. Em cinema, escreveu e dirigiu os curtas ONDAS (1986) e BRANCO & PRETO (1988), ambos em 35mm e com produção da SuperFilmes. Foi co-roteirista do documentário República Guarani, de Sylvio Back (1979) e Mil e Uma, de Suzana Moraes (1993). Para o Itaú Cultural, roteirizou e dirigiu (com Dainara Toffoli) o documentário BRASIL DA VIRADA (2007), sobre o Brasil entre a redemocratização e o começo do milênio. Em 2012, para a Anhangabau Produções, co-dirigiu 100% JARDIM ÂNGELA (documentário para um edital sobre Bairros paulistanos), e fez a direção-geral do documentário FUTURO DO PRETÉRITO: TROPICALISMO NOW!, com patrocínio da Petrobras.

Em televisão, criou e dirigiu inúmeros programas como OLHAR FEMININO, METRÓPOLIS e PLANETA CIDADE (TV Cultura), SAIA JUSTA (GNT) e todos protagonizados por Marília Gabriela nas emissoras GNT, Band, CNT, SBT, RedeTV! e TV UOL. De outubro de 2009 a julho de 2010, foi responsável pela reformulação do programa PROVOCAÇÕES, na TV Cultura, protagonizado por Antonio Abujamra. Escreveu e dirigiu duas edições do Globo Repórter (100 anos da Avenida Paulista, com Neide Duarte, e 60 anos da USP, com Ernesto Paglia), a estréia do Repórter Cultura e várias edições do SBT Repórter. Em ficção, escreveu e dirigiu LUCY PUMA, UMA GATA DA PESADA (1987), teleteatro com câmera na mão que utilizava músicos negros como atores (Thayde, Skowa, Gigante Brasil etc) e que antecipou a chegada do rap e do hip-hop na televisão brasileira. Desde 2005, também dedica-se à vida acadêmica.

É professor de Produção e de Administração e Planejamento no curso de Rádio e TV da Faculdade Cásper Líbero (RTV) e foi coordenador do curso de cinema da Universidade Anhembi Morumbi (2006- 2008).

 

 

Pesquisa: Visualidades documentais: Tempos em fluxo, espaços em trânsito

Autora: Maria Beatriz Maríngoli

Horário: 20h10

Resumo: A partir de conceitos de documentário cinematográfico e o desenvolvimento do formato documental na web serão levantadas algumas questões sobre a representação do real. Três web documentários espanhóis (Guernica, pintura de guerra – Las vozes de la memoria– MetamentalDOC ) serão analisados, inclusive enquanto formato que permite interatividade. O documentário Guernica, pintura de guerra será examinada mais detalhadamente, devido às suas características inovadoras.

Palavras-chave: web documentários; real; interatividade; web documentário espanhóis.

Mini currículo: Estudante de Rádio, TV e Internet da Faculdade Cásper Líbero, estou cursando o segundo ano e faço parte da linha de pesquisa: Produtos midiáticos: jornalismo e entretenimento. No qual fiz a pesquisa “Visualidade documentais: tempo em fluxo, espaço em trânsito” ao lado da Prof. Dra. Dulcilia Buitoni. Já participei como produtora no programa “Vem Comigo”, TV Gazeta, ao lado de Goulart de Andrade durante meu primeiro ano de faculdade (2014). Além de participar da Iniciação Cientifica, no Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP) no ano de 2015, fui monitora geral da Semana ABC de cinema realizado na Cinemateca Brasileira.

 

 

Pesquisa: Audiodescrição: adaptações e aplicações no ensino da publicidade

Autor: Tônio Gomes Tavares

Horário: 20h30

Resumo: A Agência Nacional de Cinema (Ancine) publicou a Instrução Normativa nº 116, de 18 de dezembro de 2014, que instrui o seguinte: Dispõe sobre as normas gerais e critérios básicos de acessibilidade a serem observados por projetos audiovisuais financiados com recursos públicos federais geridos pela ANCINE; (…) e dá outras providências. O artigo 1º da Normativa declara que todos os projetos de produção audiovisual financiados com recursos públicos federais geridos pela Ancine deverão contemplar nos seus orçamentos serviços de legendagem descritiva, audiodescrição e LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Tal Normativa é mais um desdobramento de longo processo de inclusão social que vem sendo articulado no Brasil desde a criação do Comitê de Ajudas Técnicas (CAT) em 2006, para apoiar o desenvolvimento de Tecnologia Assistiva (TA). Dentre essas tecnologias destacamos a Audiodescrição (AD), e lançamos sobre ela um breve olhar que agora compartilhamos com todos os interessados na inclusão social dos deficientes visuais.

Palavras-Chave: audiodescrição, tecnologia assistiva, inclusão social.

Mini currículo: Publicitário com larga experiência no mercado de produção de filmes publicitários em produtoras de São Paulo e Rio de Janeiro, formado pela FCL, atualmente é professor adjunto na Faculdade Cásper Líbero, no curso de Publicidade e Propaganda, lecionando matéria de Produção em áudio e vídeo.