INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR 2024.2 Fechar

Pesquisa: A imagem profissional dos colaboradores como extensão e construção da identidade corporativa na formação da imagem organizacional e a contribuição das relações públicas na construção do dress code empresarial

Autora: Carla Aparecida de Souza Almeida
Horário: 8h30

Resumo: A imagem corporativa é resultado da projeção dos elementos que compõem a identidade de uma empresa, como sua cultura, produtos e serviços, marca, comunicação, funcionários, sendo esses de extrema relevância uma vez que a imagem profissional contribui para a construção e manutenção da imagem da empresa perante seus públicos e são reflexo de sua identidade corporativa. Pretende-se com esse trabalho compreender se as vestes dos colaboradores são elementos integrantes da identidade e imagem de uma organização considerados na elaboração de políticas e códigos de vestimenta e também identificar oportunidades para uma atuação mais efetiva do profissional de Relações Públicas, uma vez que é considerado o responsável pela construção e gestão da imagem das organizações.

Palavras-chave: Vestimenta e Comunicação; Identidade e Imagem Corporativa; Relações Públicas; Dress Code Empresarial.

Mini currículo: Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, com especialização em Administração de Marketing pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP e graduação em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero. Possui experiência profissional em empresas nacionais e multinacionais nas áreas de marketing e comunicação organizacional. Atualmente é consultora independente, professora dos cursos de graduação em Relações Públicas na Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero e na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) e faz parte do corpo docente da pós-graduação do Centro Universitário Belas Artes.

 

 

Pesquisa: Diálogo e compreensão como elementos articuladores na gestão de stakeholders

Autora: Viviane Regina Mansi

Horário: 8h50

Resumo: Este artigo pretende investigar o lugar do diálogo e da compreensão como elementos articuladores da gestão de stakeholders, uma das possíveis atuações do relações públicas em empresas privadas. A proposta aqui é retomar os princípios da abertura para o diálogo tão vivos nas ideias de ética, democracia e cidadania, assim como a importância da mediação de conflitos e diálogo de saberes para se preservar um espaço de construção e colaboração na arena pública. Dessa forma, retoma os princípios de comunicação pública por meio dos textos de Cicilia Peruzzo e Murilo Ramos e os coloca em diálogo com os ensinamentos de Paulo Freire e Edgar Morin.

Palavras-chave: gestão de stakeholder; comunicação corporativa; diálogo; compreensão.

Mini currículo: Viviane Regina Mansi é relações-públicas formada pela Faculdade Cásper Líbero, pós-graduada em Liderança pela Fundação Dom Cabral e em Negócios pela Fundação Getúlio Vargas, e mestre em Comunicação pela Cásper Líbero. Depois de mais de 15 anos trabalhando em indústria farmacêutica, em 2014 se transferiu para o time de América Latina da GE e em 2015 assumiu a comunicação interna global da Votorantim Cimentos. É também professora dos programas de graduação e pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero e professora convidada da Fundação Dom Cabral, Belas Artes e FAAP. Publicou o livro Comunicação com Empregados: a Comunicação Interna sem fronteira, em parceria com Thatiana Cappellano e Bruno Carramenha, organizou a obra Comunicação, diálogo e compreensão, em parceria com Dimas A. Künsch, Pedro Debs Brito e Guilherme Azevedo, e lançou, em 2015, Comunicação, diálogo e compreensão nas organizações – as narrativas de liderança. Publica regularmente no blog www.comunicacaocomfuncionario.com.br e é pesquisadora do CIP (Centro Interdisciplinar de Pesquisa) da Cásper Líbero onde estuda o tema diálogo e suas expressões na gestão de stakeholders.

 

 

Pesquisa: A compreensão como método, suas teorias e práticas

Autoras: Bárbara Mussi e Gabriela Glette

Horário: 9h10

Resumo: A pesquisa faz parte do grupo de pesquisa “A Compreensão Como Método”, vinculada ao projeto “Comunicação, Jornalismo e Epistemologia da Compreensão”, juntamente com a Facultad de Comunicaciones da Universidade de Antioquia, Medellín, Colômbia. Como pesquisadoras, nosso objetivo central é a divulgação dos materiais acadêmicos produzidos pelo grupo, através das redes sociais, do blog e da página no Facebook, facilitando o acesso a toda produção e a compreensão de todos os integrantes do grupo de pesquisa. Nosso propósito é unificar o grupo e encontrar um meio de disponibilizar todas as informações necessárias que os integrantes do grupo necessitam para assim facilitar o andamento da pesquisa, assim como ajudar a estimular e a fomentar a produção acadêmica e de pesquisa na área de comunicação.

Palavras-chave: Compreensão; método; redes sociais; pesquisa, incentivo.

Mini Currículos: Bárbara Mussi é estudante do segundo ano de Comunicação Social com habilitação em Rádio, TV e Internet, na Faculdade Cásper Líbero. Desde o início de 2015 passou a integrar o grupo de pesquisa “A compreensão como método” como pesquisadora do Centro Interdisciplinar de Pesquisa (CIP), na linha dos produtos midiáticos.
Gabriela Glette é graduada em Design de Moda pela Faculdade Belas Artes de São Paulo, tendo escrito para diversos sites sobre moda, comportamento e arte. Graduanda em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, no início de 2015 passou a integrar o projeto de pesquisa “A compreensão como método” como pesquisadora de Iniciação Científica integrante do Centro Interdisciplinar de Pesquisa, o CIP.

 

 

Pesquisa: A compreensão como método, suas teorias e práticas

Autor: Rafael Gomes da Silva

Horário: 09h30

Resumo: Emmanuel Levinas estudou a linguagem em relação à linguística, estruturalismo, comunicação e fenomenologia, seus estudos contribuem para compreender como a linguagem com o ato de nomear e de comunicação possibilitam a subjetividade. Estudar o exercício crítico do profissional de Relações Públicas, identificar demandas para mudanças e apresentar novos caminhos para o exercício crítico do profissional.

Palavras-chave: Levinas; criticidade; mercados; subjetividade.

Mini currículo: Participante do Centro Interdisciplinar de Pesquisa – CIP, e do projeto A Compreensão como Método do programa de Pós-graduação da Faculdade Casper Libero. Estudante de Relações Públicas.