Pesquisa: Estudos visuais em jornalismo: Cidade e imagem na mídia

Autor: Gabriel Escaleira

Horário: 8h30

Resumo: Qual a forma com que as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo vêm sendo retratadas pela grande mídia? Este artigo busca, a partir de imagens identitárias das duas grandes cidades veiculadas na Revista VEJA no período compreendido entre 2010 a 2014, discutir a relação dessas fotografias com seus referentes, com a vivência das cidades e com a realidade e necessidades do fotojornalismo e do próprio ato fotográfico.

Palavras-chave: Imagem; Cidade; Fotografia; Fotojornalismo; VEJA.

Mini currículo: Estudante do terceiro ano do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Cásper Líbero, atuando na área de pesquisa na empresa Discovery Networks Brasil.

Pesquisa: Fotografia, jornalismo e identidade

Autor: Guilherme Guerra de Oliveira Campos

Horário: 8h50

Resumo: A pesquisa “A construção da imagética paulistana” estuda como se deu a criação da identidade fotográfica de São Paulo através de seus fotógrafos oficiais, compreendendo os trabalhos de Militão de Azevedo, Aurélio Becherini e Guilherme Gaensly. Tais autores registraram o crescimento da cidade durante o ciclo do café, mais especificamente entre a segunda metade do século XIX ao início do século XX. A pesquisa aborda também a importância do legado de tais imagens para a produção de um conhecimento iconológico acerca de São Paulo, além de refletir sobre como a fotografia cria realidades, e não as reflete meramente.

Palavras-chave: fotografia; identidade; São Paulo; imagem.

Mini currículo: Guilherme Guerra é estudante do segundo ano de jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Desde março de 2015 é pesquisador discente do Centro Interdisciplinar de Pesquisa, orientado pela Profa. Dra. Simonetta Persichetti.

Pesquisa: Fotografia, jornalismo e identidade

Autora: Júlia Müller Flôres

Horário: 9h10

Resumo: As vítimas que a fotografia não retrata: a abordagem fotojornalística da versão impressa da Folha de São Paulo e de O Estado de São Paulo de crimes nas comunidades carentes de São Paulo.
O objetivo da iniciação é analisar e comparar a abordagem fotográfica dos jornais Folha de São Paulo e o Estado de São Paulo, em suas versões impressas, na cobertura de tragédias ocorridas em comunidades carentes da capital paulistana, em contraste com a cobertura de crimes cometidos nas zonas centrais e em bairros prestigiados da cidade. O gancho da pesquisa será a cobertura fotojornalística dos dois jornais no caso da chacina com nove corintianos no pavilhão de uma torcida organizada, na Zona Oeste de São Paulo.

Palavras-chaves: fotografia; cobertura; chacina; pavilhão.

Mini currículo: Estudante do segundo ano de jornalismo na Faculdade Cásper Líbero e pesquisadora de Iniciação Científica na linha de concentração: produtos midiáticos, jornalismo e entretenimento.