Autora: Bruna Barone

Horário: 19h30

Resumo: Esta pesquisa pretende analisar e discutir a relação entre as notícias sobre a redução da maioridade penal nos três maiores portais do Brasil, o G1, Uol e R7, e a interação dos comentaristas no meio digital com foco no conceito de dramaturgia midiática – que compreende o conceito e uso do “drama” em notícias – de Patrick Charaudeau. Além disso, também será analisado como os próprios portais constroem as narrativas abordando o tema, considerando os conceitos trabalhados por Dominique Maingueneau em Análise de textos de comunicação. O período estudado segue desde novembro de 2014 até maio de 2015. Procura-se, com esta pesquisa, compreender a apropriação do sentimentalismo nas notícias de cunho ideológico por parte da mídia digital, como é o caso da redução da maioridade penal – um projeto de emenda à Constituição de 1993 que divide até hoje não só a população brasileira, mas também as bancadas políticas.

Palavras-chave: maioridade penal; dramaturgia midiática; Patrick Charaudeau; Dominique Maingueneau.

Mini currículo: Bruna Bazi Barone é estudante do 2º ano de Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero e trabalha atualmente na rádio BandNews FM como produtora do jornal da tarde. Já teve passagem pela TRIP Editora e Propaganda, onde escrevia para a revista trimestral Cidade e fez diversos trabalhos extracurriculares na faculdade, participando da Revista Esquinas e do programa de televisão Vem Comigo, da TV Gazeta.

Autora: Fernanda Pinheiro Figueiredo

Horário: 19h50

Resumo: A comunicação do ponto de vista de Paulo Freire tem como objetivo possibilitar ferramentas para a produção e não transferência do conhecimento. A proposta do artigo é de analisar diversos artigos e alguns livros que abordam a comunicação e o silêncio a partir da visão freiriana. A partir disso, pretende-se observar a interação dialógica entre professor e aluno na turma de Artes, na Fábrica de Cultura Jardim São Luís. Além disso, serão observadas as dificuldades que o professor enfrenta de dar voz ao aluno e como os alunos se sentem e se comportam, com o auxílio de teorias enunciativas teóricas para a compreensão do silêncio como momento de censura ou interação.

Palavras-chave: Freire; comunicação; silêncio; discurso.

Mini currículo: Fernanda Figueiredo é estudante do 3º ano do curso de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Faz parte da linha de pesquisa “Teorias da Comunicação: Processos e dissensos dos conceitos” do Centro Interdisciplinar de Pesquisa e é estagiária na produtora Sala12, produtores do filme “Cidade Cinza” e “A Viagem de Yoani”.

Autora: Victoria Lopes

Horário: 20h10

Resumo: O objetivo principal da pesquisa é fazer uma análise semiótica sobre o figurino das personagens do seriado britânico Doctor Who, tendo Barthes como principal referência teórica. Além de analisar o vestuário em si, serão analisados também acessórios, cabelo, sapatos e o que cada um desses elementos representa. Também serão brevemente analisados os principais efeitos que os elementos previamente citados podem causar no público, mostrando também como a semiótica cumpre um papel importante dentro de uma obra televisiva.

Palavras-Chave: Rádio e TV; Semiótica; Moda; Barthes; Doctor Who.

Mini Currículo: Victória Moreira da Silva Lopes; 3º ano de Rádio, TV e Internet; cargo atual: E.Life – estagiária analista de social CRM; linha de pesquisa: Teorias da comunicação: Processos e dissensos dos conceitos.

Pesquisa: Ecologia da comunicação

Autor: Cauê de Souza Rebouças

Horário: 20h30

Resumo: Minha pesquisa analisa, a partir de autores como Flusser, Cyrulnik, Wolton, Romano, Scolari, Baitello e Menezes, a relação entre a crescente velocidade das mídias digitais e a lenta velocidade do corpo na comunicação interpessoal. A partir de apuração bibliográfica e observação do uso de aplicativos, como o Whatsapp e o Snapchat, examina a possível relação entre conexões técnicas e vínculos afetivos. No âmbito dessas relações, pelo viés de uma ecologia da comunicação, enfatiza a importância da comunicação presencial e observa indícios da presença de vínculos afetivos também quando estes são cultivados nos chamados ambientes interativos digitais.

Palavras-Chave: Tempo; Vínculos; Comunicação; Ecologia da Comunicação; Mídias Digitais.

Mini currículo: Estudante do Curso de Jornalismo e pesquisador de Iniciação Científica do CIP – Centro Interdisciplinar de Pesquisa da Faculdade Cásper Líbero. Integra o Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura do Ouvir, onde participa do projeto de pesquisa “Ecologia da Comunicação”.

Pesquisa: Ecologia da comunicação

Autora: Larissa Diaz

Horário: 20h50

Resumo: O texto aborda o tempo de sobrevivência das imagens e vídeos no Snapchat, o aplicativo que permite aos usuários a possibilidade de definir por quanto tempo uma imagem fica acessível na tela dos que integram suas listas. Para compreender o novo fenômeno do universo da comunicação mediada por aplicativos, o texto está organizado em três partes. Na primeira apresenta-se a história do aplicativo, sua utilidade e o crescimento do número de usuários. Na segunda parte relata-se a experiência de cinco usuários. Na terceira parte, utiliza-se a noção de “amor líquido” para compreender o contexto contemporâneo marcado pela fragilidade dos laços humanos, na perspectiva de Zygmunt Bauman e também questiona-se o espírito do imediatismo que pressiona a construção de vínculos entre a pessoas, conforme perspectiva de Norval Baitello.

Palavras-chave: vínculo; comunicação; mídia.

Mini currículo: Estudante de graduação do Curso de Jornalismo da Cásper Líbero e pesquisadora do CIP (Centro Interdisciplinar de Pesquisa) no grupo Comunicação e Cultura do Ouvir – projeto “Ecologia da Comunicação”.