Lorde Eddard Stark, interpretado por Sean Bean
Crédito: reprodução

O livro se passa em um mundo fantasioso, no continente de Westeros, onde se localizam os Sete Reinos. Essas terras são divididas entre as Casas, as famílias nobres, que controlam certas regiões sob o comando do Rei Robert Baratheon, Senhor dos Sete Reinos. A trama do eixo principal da obra começa com a viagem da família real e da corte para o Norte, motivada pela morte da Mão do Rei, Lorde Jon Arryn. O rei tem a intenção de pedir à Lorde Eddard Stark, Senhor de Winterfell, que assuma o prestigiado cargo do falecido Arryn. Eddard aceita a proposta de Robert, pois suspeita que a morte de seu antecessor tenha sido obra da Rainha Cersei Lannister, esposa de Robert. Ele parte com a comitiva real de volta para Porto Real, centro político do reino, e assume a posição de Mão do Rei.
Conforme se envolve na política, Eddard percebe que a aparente paz dos Sete Reinos é somente uma fachada para o mundo de intrigas, traições, segredos e alianças, nas quais se vê inserido em pouquíssimo tempo. Ele se depara com um violento jogo, onde poder, ganância e honra estão continuamente em confronto. O livro ainda conta com outros dois núcleos: um que narra os acontecimentos no extremo norte, na Muralha, onde a Patrulha da Noite defende o reino,; e outro que conta o que se desenrola a leste dos Sete Reinos, onde vivem foragidos os últimos Targaryen, descendentes da antiga dinastia que governava antes de Robert Baratheon tomar o trono.
O que mais se destaca na obra de Martin é a forma como foi construída. O autor se preocupa em dar ao seu mundo uma geografia e uma história específica, além de habitá-lo com povos de cultura detalhadamente planejada, passando suas crenças, idiomas e comportamentos. As personagens são excelentes, bem contextualizadas, criando uma teia de relações abrangente e peculiar. Além disso, os elementos fantásticos são muito bem encaixados, o que não deixa o livro com o tom excessivamente fantasioso característico de outras obras do mesmo gênero. Em suma, é um livro extraordinariamente bem construído.
A narrativa é dividida nos ponto de vista de oito personagens: Eddard Stark; sua esposa Catelyn Stark; seus filhos Arya, Sansa e Brandon Stark; seu bastardo Jon Snow; o anão Tyrion Lannister, irmão da rainha; e a jovem Daenerys, herdeira da Casa Targaryen. A divisão intercalada entre os diferentes pontos de vista permite uma leitura bem mais dinâmica, por isso a não se trata de um livro cansativo apesar de extensão – o volume original tem norte-americano tem 634 páginas.
A série Game of Thrones, lançada na HBO em abril de 2011, é baseada nos livros de Martin, sendo que o primeiro volume foi adaptado como a primeira temporada. Atualmente, a série de televisão encontra-se na terceira temporada, porém a série de livros já conta com cinco volumes publicados e com mais dois confirmados. A Guerra dos Tronos é o início dessa instigante saga que já foi traduzida para mais de 20 idiomas e ultrapassou a marca dos 15 milhões de exemplares vendidos ao redor do mundo. Trata-se de uma excelente leitura para um leitor ávido por mistério, aventura e fantasia.

Em A Guerra dos Tronos, o leitor se depara pela primeira vez com o épico universo criado por George R. R. Martin para ambientar sua série As Crônicas de Gelo e Fogo. O escritor norte-americano é também roteirista de ficção científica, terror e fantasia e publicou o primeiro livro da série em 1996 pela editora Bantam Spectra. A obra de Martin chegou ao Brasil em 2010 pela editora LeYa.