Desenvolvimento Sustentável é tema de exposição na Cásper Líbero

Por: Roberto Fideli, aluno do 4º ano de jornalismo

Mostra foi feita por alunos do 1º ano de relações públicas junto da Coordenadoria de Cultura Geral

 

Pátio central do 5º andar é o local da exposição temática.
Crédito: Roberto Fideli

 

Os alunos do primeiro ano do curso de relações públicas fizeram, com a colaboração da Coordenadoria de Cultura Geral, uma exposição sobre filosofia e desenvolvimento sustentável, no quinto andar da faculdade Cásper Líbero. A mostra começou no dia 9 e vai até 21 de outubro. 

Para a realização da mostra, foram analisados três documentários: Lixo Extraordinário, Criança, a Alma do Negócio e Estamira, sob a perspectiva dos filósofos Hans Jonas, Heidegger e Spinoza. Entre os pontos analisados, estão a ética para a civilização tecnologia e a herança deixada para as gerações futuras, a crítica ao tecnicismo e o esforço de auto conservação. 

“Quisemos abordar, principalmente, a questão do lixo e reciclagem, além do descaso com o ser humano”, afirmou o Prof. Dr. Mauro Araújo de Sousa, professor de filosofia da Cásper Líbero e responsável pela organização do evento. “De muitas formas, o ser humano também é tratado como lixo, e quisemos abordar isso”. 

A exposição disponível no quinto andar é composta, principalmente por cartazes com colagens. Fotos, desenhos, colagens e materiais recicláveis foram utilizados para compor uma crítica ao consumismo desenfreado e uma preocupação com as gerações futuras. Outro trabalho, realizado pelos alunos do primeiro ano de Relações Públicas, em forma de curtas-metragens, será exposto posteriormente.

“Desenvolvimento sustentável”, explica o professor Mauro. “É mais do que sobre meio ambiente. É sobre qualidade de vida, e que qualidade de vida deixamos para as gerações futuras”. 

A mostra ficará exposta até terça-feira, dia 21 de outubro, no pátio central do quinto andar da Cásper Líbero.